O meu bebê tem dificuldades com o sono?

Primeiramente vamos responder as seguintes questões:

1.       Seu filho sempre adormece quando anda de carro?
2.       Seu filho fica irritado, manhoso e nervoso durante o dia?
3.       Você precisa acordar seu filho quase todo dia de manhã?
4.       Algumas noites, seu filho "desmaia" muito mais cedo que o horário normal?

Se você respondeu sim para pelo menos 2 perguntas acima o seu filho está com problemas com o sono, mas calma! Isso é comum, e estudos apontam que hoje 47% das crianças tem dificuldades com o sono, e é algo que pode ser corrigido.

O ideal é que as crianças durmam rapidamente, bebês por volta das 18/19 horas máximo e crianças maiores pode volta das 19/20 horas máximo, que tenham noites tranquilas e que acordem espontaneamente (ou pelo menos com facilidade) pela manhã.

Se seu filho se recusa a ir para a cama antes das 20h, não quer dizer que ele não precise de tanto sono, e que ele está bem, alguns problemas podem começar a aparecer apenas durante a fase escolar, sendo assim ajustar o sono já desde pequeninho pode fazer toda a diferença para o desenvolvimento dessa criança no futuro.

E agora que eu sei que ele tem dificuldade com o sono, quais são os problemas e os sintomas que ele pode apresentar?

Irritabilidade, impulsividade ,falta de atenção e concentração ,desânimo, desmotivação e falta de ânimo, cansaço, apatia e esgotamento, falta de autocontrole e de atenção, baixa tolerância à frustração, deficiência de memória, baixo rendimento motor e diminuição dos reflexos e dores de cabeça 

Além desses sintomas acima, hoje já é comprovado cientificamente que a privação de sono crônica diminui a resistência a infecções e favorece o ganho de peso.

O bebê não nasce sabendo dormir, ele não sabe o que é dia e o que é noite, e assim como você vai ensinar o seu filho a comer, andar e falar, você precisa também ensinar ele a dormir.

As rotinas são muito importantes, pois passam segurança para a criança que sabe qual será a próxima atividade, e além do mais contribui para um sono de qualidade, sendo assim, criar uma rotina é importantíssimo para um bom andamento familiar e principalmente para o bom desenvolvimento físico e emocional do bebê.


Danielle Cogo – Baby Planner/ Consultora do Sono Infantil
@assessoriamamae_babyplanner
contato@assessoriamamae.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário