Deficiência de ferro: Entenda o que é e como evitá-la

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), deficiência de ferro é o estado insuficiente do nutriente para manter as funções fisiológicas normais dos tecidos. O ferro participa de vários processos metabólicos no organismo e sua deficiência pode causar importantes prejuízos no desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, o que prejudica a capacidade de aprendizagem e concentração. A gravidade da deficiência de ferro depende da intensidade, faixa etária e estágio de vida, podendo gerar problemas mais graves, como uma anemia.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), o principal público afetado pela deficiência de ferro são as crianças. Alguns sintomas como cansaço, fraqueza, indisposição, diminuição da capacidade de concentração e aprendizado, podem ser sinais de uma deficiência de ferro importante, por isso, pais ou responsáveis devem acompanhar de perto a alimentação dos pequenos.

Para a médica Cristiane Finelli (CRM 120062- SP), manter a alimentação saudável é um dos caminhos para evitar a doença. “A promoção de uma nutrição adequada na infância tem sido uma das estratégias para melhorar o estado de saúde na fase adulta, o desenvolvimento humano e reforçar a importância da prevenção de agravos nutricionais. A criança precisa ingerir alimentos que contenham ferro, como: carnes vermelhas, aves e peixes e alimentos vegetais, especialmente lentilha, soja, feijão, ervilha, nabo, brócolis, couve, espinafre, açaí, manga e abacate”, explica. A especialista ainda reforça que caso os pais percebam alterações clínicas, devem procurar imediatamente o pediatra.

Para conhecer mais sobre a marca e ficar por dentro das novidades de Biotônico Fontoura, acesse o site: http://www.biotonicofontoura.com.br/ e curta a página da marca no Facebookwww.facebook.com/biotonicofontouraoficial.


Referências consultadas:
Melse-Boonstra A, et al. What is causing anemia in young children and why is it so persistent? J Pediatr (Rio J). 2016;92:325-7.

Ministério da Saúde. Anemia no Brasil: a importância da prevenção e controle.  Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/34170-anemia-no-brasil-a-importancia-da-prevencao-e-controle. Acesso em 01 nov. 2017.

Ministério da Saúde. Programa nacional de suplementação de ferro. Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/mn/ferro/ferro_programa_info_geral.php. Acesso em 01 nov. 2017.

Sociedade Brasileira de Pediatria. Anemia ferropriva em lactentes: revisão com foco em prevenção. Disponível em:  http://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/pdfs/Documento_def_ferro200412.pdfAcesso em 01 nov. 2017.

Zuffo CR, et al. Prevalence and risk factors of anemia in children. J Pediatr (Rio J). 2016; 92(4):353-60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário