SUCOS E SEUS BENEFICIOS

Todo dia é dia de oferecer ao seu filho um suco natural ou uma bela vitamina.

Aqui em casa gosto de misturar de 2 a 3 frutas no suco da Gaby... e ela adora! E não tem essa de dar suco so quando esta calor não, o ano todo é para se dar suco... muito importante a ingestão de liquidos o ano todo. Varie as frutas toda semana para não enjoar o paladar dos pequenos.

Saborosos e extremamente benéficos aos adultos e crianças, os sucos naturais são aliados importantes na saúde do seu filho. Porém, o consumo desse grupo de alimentos é, muitas vezes, menor do que o recomendado, principalmente devido ao aumento do comércio de alimentos industrializados, ricos em gordura, sal e açúcar, e pobres em micro-nutrientes.

É recomendável que os pais tenham o cuidado de, sempre que possível, oferecer sucos naturais às crianças, ao invés de refrigerantes ou sucos artificiais. Aproveite a diversidade de frutas que temos aqui no Brasil.


Os sucos são boas fontes de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados. A utilização integral dos componentes das frutas pode garantir o acesso a minerais, vitaminas e fibras, vitais para o desenvolvimento saudável do seu filho.

Uma medida importante é a ingestão de sucos 30 minutos antes das refeições. Essa prática ajuda na absorção dos nutrientes. Além disso, é importante que os sucos naturais sejam consumidos em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, para que não percam suas propriedades nutritivas.

As Frutas e seus beneficios

Laranja : Fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.
Maçã : Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão.
Abacaxi : Indicado por ser digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.
Mamão : Estimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.
Manga : Tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.
Morango : Indicado em casos de diarréia, ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.
Maracujá : Tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e ainda é utilizado como calmante.
Acerola : Combate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e afecções pulmonares.
Açaí : Considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.
Melão e melancia : Têm propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins.

Para ter uma ideia, um copo caseiro de suco de laranja carrega 111% da necessidade diária de vitamina C de uma criança em idade pré-escolar. O mesmo copo cheio do sumo de maracujá tem quase 10% do que ela precisa de vitamina A. E um copo de banana batida com maçã supre 15% da dose diária da B6. Já se você misturar mamão, banana e leite no liquidificador, estará garantindo 21% do que a meninada precisa ingerir de vitamina B12 todo santo dia.

O líquido vitaminado não está à altura das frutas inteiras, justamente por causa das fibras perdidas.

Fruta na caixinha?

Em termos nutricionais, os naturais são imbatíveis. Mas os sucos de caixinha são uma mão na roda e ninguém deve se culpar por colocá-los na lancheira da criança. Afinal, é mesmo difícil mandar o suco natural para a escola ou para o piquenique no parque. Sem contar que o certo é tomá-lo logo em seguida ao preparo. Então, dê um suco de caixinha, sem medo - é uma opção, de longe, muito mais saudável do que um refrigerante.

Vale lembrar...

· A fruta passadinha, que não seria a melhor sobremesa, pode virar uma ótima vitamina.

· Incremente a receita da vitamina com cereais. Eles compensam parte das fibras perdidas.

· Nunca adoce. As frutas já têm seu açúcar natural.

· Faça seu filho beber qualquer suco logo após o preparo para evitar a perda de vitaminas.

· O suco de laranja, rico em vitamina C, vai bem no almoço porque favorece a absorção do ferro das carnes e das leguminosas, afastando o risco de anemia.

· Já a vitamina preparada com leite deve ser oferecida longe das refeições principais. Isso porque o cálcio do laticínio compete com o ferro tanto das carnes vermelhas quanto dos feijões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário