ESPECIAL FERIAS - Entretendo as crianças em viagens de carro

Saiba como entreter as crianças em viagens de carro e de avião

Brincadeiras simples ajudam a passar o tempo e a evitar o tédio.
Cuidados com alimentação reduzem enjoo e bagunça no carro.




Para pais cansados de ouvir a clássica pergunta "Falta muito?",  dicas que podem tornar a viagem de carro e de avião mais divertida para toda a família.
O trajeto deve ser visto como uma oportunidade de interação em família. É uma chance de conversar, contar histórias, aproveitar o tempo sem pressa.

No carro

Saia cedo, para evitar sol forte e trechos à noite em viagens longas. Isso é ainda mais importante em vésperas de feriados, quando as estradas ficam lotadas.

Muitas crianças têm enjoo em viagens de carro ou ônibus. Para reduzir a probabilidade de que ele ocorra, ofereça uma alimentação leve antes de viajar. Alimentos frios, como derivados lácteos, favorecem a vasoconstrição e provocam menos irritação gastrointestinal. Ficar sentado (e não deitado) e olhar para a frente também ajudam. Alguns remédios podem prevenir enjoos em crianças que tenham maior propensão. Peça para o médico receitar em caso de necessidade.

Evite levar na viagem biscoitos e salgadinhos com aroma artificial muito forte. Isso pode impregnar o veículo com o cheiro e até favorecer o aparecimento de enjoos. Também devem ser evitadas comidas que sujem muito a mão ou que escorram. Frutas fácies de comer, como maçã ou pera, e sanduiches pequenos e simples são boas opções para comer no caminho. Também vale levar cenoura cortada em palitos e tomate picado com sal.
Leve lenços de papel, guardanapos ou lenços umedecidos, para limpar a mão e o rosto das crianças quando for preciso. Álcool em gel também pode ser usado, pois não tem contraindicação para crianças.

Faça paradas e leve as crianças ao banheiro em todas elas, mesmo que elas digam que não estão com vontade.

Leve um travesseiro confortável para cada criança.

Aproveite o tempo em família para contar histórias, conversar, cantar. Brincadeiras e “desafios” simples podem ajudar a passar o tempo. Alguns exemplos: contar carros de determinada cor; dizer palavras que começam com uma determinada letra; falar o nome de músicas que tenham uma determinada palavra; contar placas de quilometragem.

Aparelhos de DVD, tablets ou jogos eletrônicos também são muito populares e ajudam a passar o tempo mais depressa. Mas o melhor é não usá-los a viagem inteira, pois isso acaba com a interação entre os passageiros.

Pesquise sobre paradas que tenham atrações para os pequenos, como playground, e dê preferência a elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário