DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NAS CRIANÇAS



      Nestas tabelas encontra alguns dos marcos linguísticos estabelecidos para os primeiros meses de vida (dos 0 aos 3 anos de idade).
A linguagem é aqui entendida como o sistema global de comunicação usado pela criança para interagir e expressar as suas necessidades não se limitando às competências de expressão oral.
      Assim, a linguagem abrange a fala, audição compreensão, comunicação por meios visuais (sorrir, reconhecer rostos familiares, identificar objetos), imitação, gestos (apontar para o brinquedo desejado).

Primeiros marcos linguísticos importantes e respetiva idade média em meses

Expressão oral 
Arrulha 3,2 meses 

Produz sons em resposta 
2,6 meses 

Ri
4 meses 


Faz bolas de saliva (faz "ar de desprezo" )
7,3 meses 

Palra monossílabas ("dadadada") 
10 meses 

"Mamã" / "Papá" (uso não específico) 
10,1 meses 


Palra polissílabos ("amenguca")
10,8 meses 


"Mamã" / "Papá" (utilização correta) 
14 meses 

Primeira palavra além de "mamã" / "papá" 
17 meses (1 ano e 5 meses) 

Diz dois ou mais desejos / vontades 
20,8 meses 

Faz frases de duas palavras 
23,2 meses 

Diz 4 a 6 palavras soltas 
23,5 meses (2 anos) 

Tem um vocabulário de 50 ou mais palavras soltas 
25,6 meses 

Qualquer utilização de "eu" e "tu" 
28,8 meses (2 anos e 7 meses) 

Utiliza preposições 
34,2 meses 

Mantém uma conversa breve 
34,3 meses 

Diz o nome e utilização de dois objetos 
34,4 meses 

Utilização correta do pronome "eu" 
36 meses (3 anos) 


Reação a estímulos auditivos Fica atento a vozes
1 mês

Volta-se de lado em direção às vozes
2,9 meses

Reconhece certos sons
3,1 meses

Volta-se de lado como reação a um barulho
5 meses

Volta-se de lado e depois em direção ao barulho
8,2 meses

Suspende uma ação se lhe dizem "não"
10,1 meses

Compreende e cumpre ordens simples
13,5 meses

Compreende e cumpre ordens duplas
25,1 meses

Aponta para objetos nomeados pelo adulto
27 meses (2 anos e 3 meses)

Aponta para objetos cujo uso se descreve
32,6 meses

Compreende e cumpre ordens que incluam preposições
36 meses (3 anos)

Competências visuais
Sorri 1,5 meses


Reconhece os pais
2,9 meses

Reconhece objetos
2,9 meses

Reage a expressões facias (como quando sorriem para ele)
4,7 meses

Segue as pessoas / objetos com os olhar
4,7 meses

Pestaneja perante uma ameaça
4,9 meses

Imita jogos de gestos
9,1 meses

Cumpre ordens gestuais
11 meses

Inicia jogos de gestos
12 meses (um ano)

Aponta para objetos desejados (como brinquedos)
17 meses (1 ano e 5 meses)



A fase entre os 2 e os 3 anos é uma fase de grande curiosidade, conhecida com a idade dos “Porquês” em que a criança adquire a capacidade de questionar tudo e todos.

Com o desenvolvimento das competências linguísticas, a criança começa a exprimir-se de outras formas, que não apenas a exploração física – trata-se de juntar as competências físicas e de linguagem (como por exemplo: quando faço isto, acontece aquilo), o que ajuda ao seu desenvolvimento cognitivo.

A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 2 aos 3 anos de idade.

  • Componente da linguagem Competências esperadasSemântica 
  • Compreende cerca de 900 palavras
  • Utiliza, aproximadamente 500 palavras
  • Identifica o género (feminino/masculino)
  • Nomeia pelo menos uma cor
  • Nomeia partes simples do corpo humano
  • Reconhece membros da família e objectos comuns
  • Distingue tamanhos (grande/pequeno)
  • Responde a perguntas simples (Quem, Onde e Qual)
  • Compreende e usa proposições (p.e.: dentro, em cima)
  • Discurso inteligível 50 a 70% das vezes
  • Fala para ela própria enquanto brinca
  • Pode apresentar uma “gaguez” natural, quando excitado com algum acontecimento, repetindo palavras completas
  • Pronuncia sons como: m/n/p/f/b/d/t/k/g
  • Morfossintaxe 
  • Começa a fazer perguntas do tipo Sim / Não
  • Aparecimento de pronomes possessivos e da terceira pessoa do plural no discurso “meu”, “teu” e “ele”
  • Começa a usar o passado
  • Usa frases simples do tipo sujeito-verbo-objecto (SVO)
  • Pragmática 
  • Envolve-se e estabelece contacto ocular durante as conversações
  • Demonstra as suas frustrações através das palavras e menos com “amuos” e choro
  • Quer mostrar coisas ao adulto e obter a sua atenção constantemente, usando palavras: “Olha!”


O crescimento infantil é um processo pelo qual todos nós passamos, mas do qual não temos muitas (ou até nenhumas) memórias.

Competências de comunicação esperadas entre os 2 e os 3 anos


Nesta idade, a criança apresenta habilidades de linguagem bem desenvolvidas, sendo capaz de aprender palavras mais complexas o que aumenta a compreensão da informação verbal.

A criança já consegue pronunciar todos os sons da língua com clareza, elabora frases mais complexas e gramaticalmente correctas. Também apresenta um bom vocabulário que continua em desenvolvimento e é capaz de iniciar conversação, esperando a sua vez de falar.

A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 5 aos 6 anos de idade.
Componente da linguagem Competências esperadasSemântica
  • Vocabulário alargado e adequado às situações – incorpora novas palavras no discurso espontaneamente
  • Reconta histórias, explica experiências de forma mais coesa, sequencial e elaborada
  • Capacidade de sinonímia e antonímia
  • Capacidade de categorização
  • Fonologia 
  • Melhor pronunciação das palavras
  • Melhor memória auditiva
  • Morfossintaxe 
  • Estrutura frásica mais complexa
  • Pragmática 
  • Participa em discussões de grupo, toma a sua vez de forma adequada em conversações
  • Tece comentários relativos aos tópicos que estão a ser discutidos


Competências de comunicação esperadas entre os 3 e os 4 anos


Nesta faixa etária, o uso da linguagem torna-se mais complexo, pois já são capazes de coordenar frases através de conjunções, utilizam plurais e tempos passados.

Também conseguem perceber histórias que contam experiências passadas e aplicam pronomes pessoais, preposições e advérbios. Nesta idade, as crianças compreendem comparações de tamanhos e seguem duas a quatro ordens simples. Gostam de cantar canções de todo o tipo e conversam muito, esforçando-se para que sejam entendidas.

A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 3 aos 4 anos de idade.

Componente da linguagem Competências esperadasSemântica 


  • Compreende cerca de 1200 palavras
  • Usa cerca de 800
  • Compreende conceitos temporais como manhã, tarde e noite
  • Compreende conceitos espaciais como à frente, atrás, para cima, para baixo
  • Consegue seguir histórias simples para crianças
  • Fonologia 
  • Gagueja menos frequentemente
  • Pronuncia todas as sílabas das palavras, excepto grupos e encontros consonânticos
  • O discurso é inteligível 70 a 80% do tempo
  • Os fonemas /s/; /z/; /e/ ainda são distorcidos
  • O /l/ e /r/ são omitidos
  • Morfossintaxe 
  • Faz muitas questões do tipo “O quê?” e “Quem?”
  • Usa a coordenação e
  • Usa plurais
  • Usa complemento directo e indirecto
  • Pragmática 
  • Estabelece contacto ocular de forma mais consistente durante as conversações
  • Inicia conversações, através de comentários ou observações
  • Faz muitas perguntas, por vezes a mesma, repetidamente num curto espaço de tempo, como por exemplo “Porquê?”
  • Mantêm-se durante 10 a 15 minutos sentado e envolvido numa actividade


Competências de comunicação esperadas entre os 4 e os 5 anos
Nesta fase aparecem as orações subordinadas e causais, que permitem a compreensão de algumas frases passivas com verbos de ação (embora na maioria dos casos apresentem dificuldade até idade mais avançada).

Descobrem os pronomes possessivos e os advérbios de tempo, como ‘’hoje’’ e ‘’agora’’ e tornam-se capazes de expressar a causa e a consequência ("ele come porque tem fome”). Também aprendem os diferentes tipos de discurso e começam a julgar o uso correcto da linguagem.

A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 4 aos 5 anos de idade.

Componente da linguagem Competências esperadasSemântica 


  • Compreende 2500 a 2800 palavras
  • Usa 1500 a 2000 palavras
  • Descreve o que o outro faz com os objectos
  • Descreve acontecimentos que aconteceram no passado, de forma detalhada
  • Conhece os opostos: grande / pequeno; pesado / leve
  • Dá atenção e ouve histórias, conversações e filmes
  • Fonologia 
  • Discurso inteligível 80 a 90% das vezes
  • Repete frases com 10 a 12 sílabas
  • Pode articular de forma incorrecta o /r/; /s/; /j/; /l/ e grupos e encontros consonânticos
  • Morfossintaxe 
  • Descreve imagens através de frases completas
  • Usa todos os pronomes adequadamente
  • Usa frases complexas no discurso (coordenadas e subordinadas)
  • Usa o passado presente e futuro
  • Usa verbos e plurais irregulares de forma inconsistente
  • Pragmática 
  • Inventa histórias
  • Joga de forma dramática e conversa muito


Competências de comunicação esperadas entre os 5 e os 6 anos


Nesta idade, a criança apresenta habilidades de linguagem bem desenvolvidas, sendo capaz de aprender palavras mais complexas o que aumenta a compreensão da informação verbal.

A criança já consegue pronunciar todos os sons da língua com clareza, elabora frases mais complexas e gramaticalmente correctas. Também apresenta um bom vocabulário que continua em desenvolvimento e é capaz de iniciar conversação, esperando a sua vez de falar.

A tabela abaixo resume as competências esperadas nas crianças da faixa etária dos 5 aos 6 anos de idade.

Componente da linguagem Competências esperadasSemântica 


  • Vocabulário alargado e adequado às situações – incorpora novas palavras no discurso espontaneamente
  • Reconta histórias, explica experiências de forma mais coesa, sequencial e elaborada
  • Capacidade de sinonímia e antonímia
  • Capacidade de categorização
  • Fonologia 
  • Melhor pronunciação das palavras
  • Melhor memória auditiva
  • Morfossintaxe 
  • Estrutura frásica mais complexa
  • Pragmática 
  • Participa em discussões de grupo, toma a sua vez de forma adequada em conversações
  • Tece comentários relativos aos tópicos que estão a ser discutidos


Devemos também frisar que as faixas etárias aqui descritas compreendem um ano entre elas, por exemplo, quando a criança entra nos 2 anos e não tem determinada competência que aqui referimos, lembre-se que até aos 3 anos ainda está “dentro do esperado” para a adquirir. As aquisições das crianças estão sempre diretamente ligadas ao estímulo a que estão sujeitas, por isso fale, brinque, desafie, ensine, aprenda e conviva com as crianças que o rodeiam, pois o ganho será sempre mútuo.

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