MUSICA E O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

A música está presente em nosso cotidiano desde a antiguidade e exerce grande influência nos indivíduos, pois sempre estará associada à cultura e as tradições de um povo e de sua época. Ao longo do tempo essas preferências musicais podem se alterar devido ao desenvolvimento tecnológico e grande influência que os meios de comunicação têm na sociedade.

[...] a música é uma linguagem universal, mas, com muitos dialetos, que variam de cultura, envolvendo a maneira de tocar, de cantar, de organizar os sons e de definir as notas básicas e seus intervalos (JEANDOT,1997)

as crianças gostam de acompanhar as músicas com movimentos corporais, como palmas, sapateados, danças”

Para a criança, o lúdico é fundamental no processo de ensino-aprendizagem; • A música facilita a memorização, estimula o processo sensório-motor e ainda traz prazer para a criança; • A possibilidade de ela ter uma aprendizagem musical torna o aprendizado mais rico; • A criança pode obter nesse processo de ensino um excelente equilíbrio; • O contentamento fica mais explícito nas atividades que envolvam musicalidade

Para a criança, o lúdico é fundamental no processo de ensino-aprendizagem; • A música facilita a memorização, estimula o processo sensório-motor e ainda traz prazer para a criança; • A possibilidade de ela ter uma aprendizagem musical torna o aprendizado mais rico; • A criança pode obter nesse processo de ensino um excelente equilíbrio; • O contentamento fica mais explícito nas atividades que envolvam musicalidade

A música consegue tornar qualquer ambiente mais agradável, mais leve, mais prazeroso, ela se faz presente no universo infantil desde muito cedo, e com isso consegue encantá-las com seus diversos elementos, como a melodia, a harmonia e o ritmo.

Fase a fase, mês em mês, de ano em ano, em todo momento de sua vida as crianças estão aprendendo, passando etapas da vida que não voltam mais, portanto é necessário que em todos esses períodos os pequenos recebam estímulos, orientações, sugestões, para que possam perceber e ultrapassar essas fases e alcançar os níveis seguintes, até chegar ao nível final de maturação. Segundo Piaget (1978), essas fases são conhecidas como fases de equilíbrio e desequilíbrio. Neste período é importante oferecer atividades que ajudem a desenvolver os aspectos sócio-afetivos, cognitivos, linguísticos e psicomotores, pois esses elementos estão intrinsecamente ligados ao desenvolvimento.

O desenvolvimento dos sentidos das crianças através das suas vivências musicais e ritmos pelo ouvir, ver e tocar aperfeiçoa sua audição e assim faz com que não só ouça, mas passe a distinguir, separar melhor os diversos tipos de som. Através do ato de acompanhar os gestos do professor, dos amiguinhos, as regências musicais, a visão da criança tende a ser utilizada com maior intensidade, fazendo assim com que consiga identificar as diferenças e semelhanças entre os sons e instrumentos, exercitando a sua compreensão e o seu raciocínio. 

Quanto mais imita os sons dos animais e outros sons, mais descobre sua relação com o ambiente que vive. As atividades musicais em grupo beneficiam a autoestima, e também a socialização das crianças pela colaboração, compreensão, participação e cooperação. Tudo que envolva o cantar em grupo e que abranja as competências citadas anteriormente é fundamental para o processo de socialização, pois deixa claro para as crianças que elas fazem parte de um grupo, e que juntas são partes integrantes de uma sociedade. "As vivências rítmicas e musicais que possibilitem uma participação ativa quanto a ver, ouvir e tocar, também favorecem o desenvolvimento dos sentidos da criança "(WEIGEL, 1988).

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