A música está presente em nosso cotidiano desde a antiguidade e exerce
grande influência nos indivíduos, pois sempre estará associada à cultura e as
tradições de um povo e de sua época. Ao longo do tempo essas preferências
musicais podem se alterar devido ao desenvolvimento tecnológico e grande
influência que os meios de comunicação têm na sociedade.
[...] a música é uma linguagem universal, mas, com muitos dialetos, que
variam de cultura, envolvendo a maneira de tocar, de cantar, de organizar
os sons e de definir as notas básicas e seus intervalos (JEANDOT,1997)
as crianças gostam de acompanhar as
músicas com movimentos corporais, como palmas, sapateados, danças”
Para a criança, o lúdico é fundamental no processo de ensino-aprendizagem;
• A música facilita a memorização, estimula o processo sensório-motor e ainda
traz prazer para a criança;
• A possibilidade de ela ter uma aprendizagem musical torna o aprendizado
mais rico;
• A criança pode obter nesse processo de ensino um excelente equilíbrio;
• O contentamento fica mais explícito nas atividades que envolvam
musicalidade
Para a criança, o lúdico é fundamental no processo de ensino-aprendizagem;
• A música facilita a memorização, estimula o processo sensório-motor e ainda
traz prazer para a criança;
• A possibilidade de ela ter uma aprendizagem musical torna o aprendizado
mais rico;
• A criança pode obter nesse processo de ensino um excelente equilíbrio;
• O contentamento fica mais explícito nas atividades que envolvam
musicalidade
A música consegue tornar qualquer ambiente mais agradável, mais leve,
mais prazeroso, ela se faz presente no universo infantil desde muito cedo, e com
isso consegue encantá-las com seus diversos elementos, como a melodia, a
harmonia e o ritmo.
Fase a fase, mês em mês, de ano em ano, em todo momento de sua vida
as crianças estão aprendendo, passando etapas da vida que não voltam mais,
portanto é necessário que em todos esses períodos os pequenos recebam
estímulos, orientações, sugestões, para que possam perceber e ultrapassar essas
fases e alcançar os níveis seguintes, até chegar ao nível final de maturação.
Segundo Piaget (1978), essas fases são conhecidas como fases de equilíbrio e
desequilíbrio.
Neste período é importante oferecer atividades que ajudem a desenvolver os
aspectos sócio-afetivos, cognitivos, linguísticos e psicomotores, pois esses
elementos estão intrinsecamente ligados ao desenvolvimento.
O desenvolvimento dos sentidos das crianças através das suas vivências
musicais e ritmos pelo ouvir, ver e tocar aperfeiçoa sua audição e assim faz com que
não só ouça, mas passe a distinguir, separar melhor os diversos tipos de som.
Através do ato de acompanhar os gestos do professor, dos amiguinhos, as
regências musicais, a visão da criança tende a ser utilizada com maior intensidade,
fazendo assim com que consiga identificar as diferenças e semelhanças entre os
sons e instrumentos, exercitando a sua compreensão e o seu raciocínio.
Quanto mais imita os sons dos animais e outros sons, mais descobre sua relação com o
ambiente que vive.
As atividades musicais em grupo beneficiam a autoestima, e também a
socialização das crianças pela colaboração, compreensão, participação e
cooperação. Tudo que envolva o cantar em grupo e que abranja as competências
citadas anteriormente é fundamental para o processo de socialização, pois deixa
claro para as crianças que elas fazem parte de um grupo, e que juntas são partes
integrantes de uma sociedade.
"As vivências rítmicas e musicais que possibilitem uma participação ativa
quanto a ver, ouvir e tocar, também favorecem o desenvolvimento dos sentidos da
criança "(WEIGEL, 1988).
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