OBJETO DE TRANSIÇÃO

Criança agarrada em brinquedo? Paninho então? Isso são cenas mais comuns não é? E levam para todo o lugar...shopping, escola, carro, passeio, dormir junto e se bobear quer levar ate pro banho..... Esses objetos são chamados objetos de transição. Essa "mania" tem uma explicação psicológica.

Essa expressão esta ligada ao momento em que a criança esta passando...quando o bebê nasce há uma grande proximidade com a mãe e conforme ele vai crescendo e desmamando, não ficara o tempo todo no colo, por isso ele se apega a algo que facilite esse momento de transição, para ele nao se sentir sozinho. 

Porem, nem sempre a criança se apega a um objeto, podendo ser tambem uma parte do corpo (cabelo, orelha, cotovelo, dedos, etc). E não há necessidade de preocupação quando há esse apego a objetos ou qualquer parte do corpo, é somente uma forma da criança lidar com um momento difícil. E também não se preocupe se seu filho não tiver um objeto de transição, isso é natura e normal.

Pode ocorrer também da criança ter mais der um objeto de transição. Como por exemplo, chupar o dedo e segurar o ursinho... são os dois objetos que ele escolheu para o momento de separação com a mãe. Ocorre tambem um revezamento de objetos...um dia uma boneca, outro dia um paninho, outro dia uma parte do corpo, etc.

Mas quando a criança ira largar esse objeto de transição? Não existe hora certa nem um periodo certo de tempo. É entre os 3 e 5 anos que elas costumam se desapegar, onde começam os nossos interesses e uma segurança maior da propria individualidade. 

Deixe seu pequeno curtir seu bichinho, sua orelha, seu paninho.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário