A criança desde o inicio de sua vida está em constante e profunda
transformação. Inicialmente as respostas das crianças são dominadas por
processos naturais e é através dos adultos que os processos psicológicos
mais complexos tomam formam. Dessa forma, a aprendizagem da criança
inicia-se muito antes de sua entrada na escola, isto porque, ela já está
exposta desde o primeiro dia de vida aos elementos do seu sistema cultural, e
à presença do outro se torna indispensável para a mediação entre ela e a
cultura, (DANTAS, 1990).
O ser humano nasce e se desenvolve primeiramente pelo auxilio de suas
respostas inatas, como por exemplo, o ato de mamar para saciar a fome.
Com o passar do tempo ele adquire habilidades que lhe possibilitarão o
convívio dentro de uma sociedade. Diante da realidade de uma sociedade
contemporânea é muito comum a inserção da criança, ainda em sua fase
bebê dentro do ambiente escolar, decorrente do fato dos pais trabalharem o
dia todo para a sustentação de sua família. Hoje a sociedade possui um
modelo não mais conservador de estrutura familiar onde a mãe ficava em
casa para cuidar de seus filhos e o pai era o núcleo do sustento família.
(VYGOTSKY, 1996)
A escola surgirá, então, como lugar privilegiado para o desenvolvimento do
organismo e a aquisição das capacidades superiores que caracterizam o
psiquismo humano, pois é o espaço em que o contato com a cultura é feito de
forma sistemática, intencional e planejada. Dentro desse processo de
escolarização, outros leques de relações sociais se abrirão, é um momento de
ruptura, onde uma parcial independência dos pais acontece e é nesse
momento que a escola constituirá a experiência central desta parte da vida e
é fundamental para o desenvolvimento físico, cognitivo e sócio-emocional da
criança, (BOOK, 1996).
O contexto escolar vai proporcionar á criança o contato com a diversidade
através da interação com as outras crianças e da aprendizagem de novos
conhecimentos que as preparam para se relacionar com o mundo real.É
nesse universo que é preciso compreender a importância do desenvolvimento
humano e perceber que a criança não é um adulto em miniatura e que essas
possuem características próprias de sua idade, ou seja, existem formas de
perceber, compreender e se comportar diante do mundo que nas palavras de
Piaget quer dizer que existe uma assimilação progressiva do meio ambiente,
que implica acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo
exterio, (BOOK, 1996).
Essas características são relevantes no momento de planejamento do que
ensinar e como ensinar, pois não podemos igualar uma mesma idade à outra,
por mínimo que seja a diferença entre elas, existem um nível de
desenvolvimento das estruturas mentais para ambas; e considerar ainda de
que em cada criança existe um mundo diferente. Pois, o desenvolvimento do
individuo não se faz somente no ambiente escolar, existem a interação de
vários fatores, como a hereditariedade, crescimento orgânico, maturação
neurofisiológica e o meio social, (VYGOTSKY, 1996)
O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas,
para efeito de estudo, tem sido abordado a partir do aspecto físico-motor,
aspecto intelectual, aspecto afetivo-emocional e o aspecto social. Para
Bruner; as teorias do desenvolvimento humano parte do pressuposto de os
quatro aspectos são indissociáveis, mas elas podem enfatizar aspectos
diferentes, isto é estudar o desenvolvimento global a partir da ênfase em um
dos aspectos quanto ao desenvolvimento intelectual, (BRUNER, 1989).
Piaget; divide os períodos do desenvolvimento de acordo com o aparecimento
de novas qualidades do pensamento, o que por sua vez, interfere no
desenvolvimento global onde cada período é caracterizado por aquilo que de
melhor o individuo consegue fazer nessas faixas etárias, (PIAGET, 1967).
Piaget relata que a evolução cognitiva leva à percepção da existência de
outras pessoas e à colocação de si próprio como um indivíduo entre os
demais. Assim, para Piaget, o objetivo do desenvolvimento é a socialização
do pensamento, sendo a interação com outras pessoas de importância
fundamental na construção do conhecimento e constituindo-se numa de suas
forças motivadoras, (PIAGET, 1967).
A teoria cognitiva foi construída por Piaget partindo do princípio que existe
certa continuidade entre os processos biológicos de morfogênese e
adaptação ao meio e a inteligência.
Bruner; por sua vez explica que cada cultura gera a sua própria psicologia
popular, e esta seria o instrumento que iniciaria as crianças na compreensão
de seu mundo social. A cultura emerge do senso comum das pessoas ao
explicar os acontecimentos do dia-a-dia, passando de uma geração para
outra. Para este autor, a inteligência é em grande medida, a interiorização de
instrumentos proporcionados por uma cultura dada, (BRUNER, 1990).
Todos os indivíduos passam por essas fases ou períodos, nessa sequência,
porém o inicio e o término de cada uma delas depende das características
biológicas do individuo e dos fatores educacionais, sociais. Portanto a divisão
nessa faixa etária é uma referencia que pode variar de individuo para
individuo.
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