80% dos profissionais de saúde recomendam que as mães aprendam sobre amamentação antes mesmo do nascimento do bebê
As decisões que envolvem o nascimento de um bebê e que precisam ser tomadas pelos pais vão muito além da decoração do quarto, da escolha do nome, da maternidade ou do tipo de parto. Antes mesmo da chegada da cegonha, os cuidados com a saúde da mãe e do bebê são extremamente importantes. Esses cuidados devem continuar após o nascimento e como todos sabem e como preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação é um fator importantíssimo.
Recente pesquisa realizada em cinco países pela Lansinoh Laboratórios com 1.044 profissionais da á rea da saúde (pediatras, obstetras, ginecologistas e enfermeiros) analisou o comportamento das mães nos consultórios e hospitais e levantou as principais causas responsáveis por dificultar o processo de amamentação.
Segundo a análise, 80% dos profissionais de saúde responderam que gostariam que as mães buscassem mais informações sobre as técnicas de amamentação antes do nascimento do bebê. De acordo com a pesquisa, a falta de conhecimento sobre quais são as ferramentas e técnicas que envolvem a amamentação acabam por dificultar e fazer com que as mães desistam de amamentar.
O estudo aponta ainda que 41% dos médicos sugerem que as mães busquem informações com médicos e especialistas durante o terceiro trimestre de gestação. Conversas sobre o tema são importantes e quanto mais cedo as mães procurarem entender sobre isso, maiores as chances de terem sucesso ao amamentar.
Enquanto 33% dos especialistas percebem durante as consultas que a falta de conhecimento sobre as técnicas é a principal barreira para a amamentação, 27% indicam a preocupação de que o leite não seja o suficiente e que não esteja alimentando corretamente o seu bebê.
O que acontece durante e imediatamente após o parto pode ter um impacto sobre a amamentação de modo que é necessário que o profissional de saúde entenda as metas de amamentação antes do nascimento. Informação e troca de ideias é a chave para uma amamentação bem sucedida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário