Merthiolate traz dicas para cuidar de cortes e machucados


Lesões na pele devem ser tratadas cuidadosamente



Os cortes e machucados ocorrem com frequência no ambiente doméstico, principalmente em crianças. E, muitas vezes, por desconhecimento, algumas pessoas deixam de tomar os cuidados necessários. As lesões na pele causadas por traumas ou objetos cortantes devem ser cuidadosamente tratadas, para evitar riscos de inflamações e infecções. Merthiolate, indicado para a assepsia de pele e de feridas de pequenas extensões, apresenta dicas de como proceder em diferentes tipos de cortes e lesões:

Cortes simples
Antes de entrar em contato para cuidar e tratar a ferida é indicado lavar bem as mãos. Feito isso, a região do corte e áreas próximas precisa ser lavada com muita água e sabão de maneira suave para não traumatizar ainda mais a área afetada. Para secar, é indicado uma toalha limpa. Caso exista pequeno sangramento, a região deve ser pressionada com gaze até o total estancamento. Ao final da higienização pode-se aplicar Merthiolate para auxilio na prevenção de infecções.

Joelho ralado
Cair e ralar o joelho é comum entre crianças durante as brincadeiras ou em adultos que praticam esportes coletivos. Caso isso ocorra, as medidas são as mesmas dos cortes simples. Um médico deve ser consultado para retirar possíveis pedrinhas e farpas na região. Como se trata de uma região articulada, os movimentos poderão piorar ou causar novos sangramentos, por isso, é preciso cuidado.  Manter a região limpa é de grande importância. Ao final da higienização pode-se aplicar Merthiolate para auxilio na prevenção de infecções.

Cortes profundos
Em caso de cortes profundos, um médico deve ser procurado imediatamente para verificar quais tecidos foram afetados e a necessidade de dar pontos. Sangramentos intensos ou em jato são sinais de gravidade e, por isso, deve-se procurar um pronto-socorro com rapidez.  Se existir corpos estranhos perfurantes presos na pele, como facas, anzóis ou pregos, é proibido tentar mexer ou tirar sozinho, para evitar que o machucado piore ou vasos sanguíneos sejam rompidos, pois muitas vezes tais objetos estão obstruindo a abertura do vaso sanguíneo e impedindo um sangramento intenso.

Em qualquer tipo de corte, se há contato com a terra ou objetos sujos, um médico deve ser consultado para verificar a necessidade de tomar vacinas para prevenção do Tétano.

Sinais de infecção
Feridas ou cortes com aumento de calor na região, inchaço, presença de pus ou fluidos amarelados e esverdeados podem ser sinais de infecções. É natural que cortes tenham a presença de fluídos e de sangue, no entanto, eles devem ser claros e finos. A presença de secreções grossas e de cor forte pode ser um sinal de perigo. Feridas infeccionadas também costumam ficar escurecidas e ter cheiro forte e ruim. Também deve-se ficar atento à existência de febre ou mal-estar. Caso haja sinais de infecção, um médico deve ser procurado o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário