BRINCANDO COM TERRA

Aqui em casa, moro em apartamento, a Gaby tem contato com a terra desde pequena...tenho vasinhos na minha varanda e dentro de casa tambem, ela sempre me ajudou a regar, mexe nas pedras e arruma do jeito dela! Mês passado ensinei a plantar o feijao, que todos nós ja fizemos....potinho de danone/algodao/grao de feijao!! Ficou encantada quando ele cresceu!! Ontem plantamos algumas sementes de mamao, quando crescer levo para a casa  dos meus pais no interior com ela, claro !! Saiba mais sobre a importancia de mexer na terra!! 

                                     

Hoje em dia as criancas brincam em lugares fechados, apartamentos e predios com poucas opções de brincadeira ao ar livre... Tudo separado da rua por grades e muros altos. Se a criança preferir não sair do apartamento, tudo bem: há computadores e videogames. Com isso, o contato com a natureza é cada vez mais raro. Ver as criancas brincando em um canteiro, subindo em árvores ou mexendo na terra parece cena de novela ou filme antigos. Mas brincar com terra e conviver com a natureza é importante para que os pequenos se tornem mais sociáveis e aprendam, desde cedo, a respeitar o meio ambiente. 

 

O primeiro aprendizado


Mas se voce quer aproximar seu filho da natureza mas mora em apartamento ou em uma casa pequena, ensinar jardinagem é um ótimo começo. Mexer na terra, ver as plantas crescendo e acompanhar o nascimento das flores são ações que fazem com que a criança entenda os ciclos naturais e aprenda a respeitá-los. E não é preciso ter grandes jardins: uma pequena floreira na varanda ou um vaso dão conta do recado.

Da montagem do jardim à manutenção, há diversas tarefas nas quais você pode envolver os jardineiros mirins. Procure ferramentas especiais (elas são menores e mais fáceis de manusear), porém, também os estimule a colocar as mãos na terra. Ensine-os a regar as plantas diariamente e a observar seu desenvolvimento - eles vão aprender com a própria natureza que, para que a vida aconteça, é preciso caprichar nos cuidados.

O passatempo ainda é agente de educação. Com a jardinagem, as crianças desenvolvem a paciência, pois terão que esperar para ver os resultados e precisarão estar atentos para que tudo dê certo – regando, adubando e retirando ervas daninhas. Se o tamanho de seu jardim permitir, reserve para o seu ajudante um espaço pelo qual ele será responsável e no qual poderá cultivar as plantas de sua preferência.

 

Fortalecendo a imunidade


E tem mais: a jardinagem vai trazer benefícios diretos para a saúde dos pequenos. “O contato com alguns microorganismos é importante porque condiciona o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente”, afirma a pediatra e alergista Fátima Rodrigues Fernandes, do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo. Ela conta que é dessa forma que o organismo cria anticorpos e melhora a resistência para quando tiver que enfrentar uma infecção mais complexa.

A lição sobre como cuidar das plantas deve ser seguida imediatamente por outra: a de como se prevenir dos perigos que a terra pode esconder. 

A higienização, entretanto, é feito sem estresse, como uma parte do ritual da brincadeira. E para proteger ainda mais seu filho, ensine-o a usar um sabonete bacteriano. A ação anticéptica garante que ele possa brincar na terra à vontade, sem se preocupar em contrair doenças.

Se você se empolgou e pretende montar um jardim para as crianças, seguem mais algumas recomendações:

Segurança e equipamentos - não use produtos químicos e ensine seu filho a nunca colocar na boca plantas desconhecidas. É importante que ele pratique jardinagem com roupas apropriadas ao tempo e ao terreno: botas e calças – se for o caso –, chapéu e luvas. Ensine-o a lavar os instrumentos e a guardá-los depois de usar.

A escolha das plantas - tão importante quanto criar o contato com a natureza, é mantê-lo. Escolha plantas de crescimento rápido, porque as crianças, no começo, podem não ter muita paciência. Prefira também flores e plantas aromáticas, para aumentar os estímulos e as descobertas.

Alimentação saudável - se houver espaço para uma horta, aproveite para apresentar novos sabores, como manjericão, cebolinha ou salsinha. Crianças que ajudam a plantar hortas aprendem a conhecer melhor os alimentos e desenvolvem uma alimentação mais saudável e variada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário