MAMAE DE SUCESSO - A Importância dos Primeiros 1000 Dias na vida do Bebê

Se somarmos o periodo entre o dia em que ficamos grávidas e o aniversário de 2 anos do nosso bebê chegaremos ao número de 1000 dias. Esta primeira etapa do desenvolvimento da criança é extremamente importante quando pensamos no futuro dos nossos filhos.

A Drª Ana Escobar explicou em uma palestra promovida pela Carol aqui do Blog Mamães de Pequenos que nestes primeiros 1000 dias fatores como a alimentação, a amamentação e os cuidados físicos e afetivos poderão determinar se o seu filho desenvolverá algum problema de saúde física e mental no futuro ou se terá um crescimento saudável. Há, também, muitos fatores psicológicos que influenciam o bebê. São questões fortemente ligadas ao desenvolvimento do cérebro do bebê e de suas percepções de mundo.

O cheiro e a voz da mãe estabelecem um vínculo para toda a vida. Acolher o seu filho quando ele chora por medo, frio e fome desenvolve um sentimento de proteção que lhe ajudará a ser um adulto mais seguro. Neste momento vem a questão mais importante para a vida das mamães: Quanto valem os primeiros 1000 dias do seu filho?

É isso mesmo. Estou perguntando o que você aceitaria em troca do tempo que você poderia estar acompanhando e protegendo o seu bebê. O que seria? Uma promoção? Um bom salário?

Eu optei por voltar ao trabalho após o nascimento da minha primeira filha, porém sofri e sofro até hoje as consequências de uma decisão mal pensada. Enfrentei diversas dificuldades como por exemplo problemas de adaptação na escola, agressão da baba, dor de barriga emocional e uma falta de autoconfiança da minha filha que tem sido tratada com a pscicóloga até os dias de hoje.

Ficou chocada? Mas saiba que muitas mães fazem opções como a minha! Voltar ao trabalho muitas vezes nos dá uma sensação de alívio porque de fato a jornada de mãe de pequenos não é moleza. E isso acontece porque há um conflito enorme dentro de nós quando nossos filhos nascem e não temos ferramentas e orientações adequadas para analisar os nossos valores e as perdas e ganhos das nossas decisões.

Quando a mãe se der conta de que fica mais de 10 horas fora casa enquanto a criação do filho está sendo terceirizada com a babá, a escola ou a avó pode ser tarde demais. Estas mamães podem não saber, mas estão comprometendo a saúde mental e física da criança para toda a vida.

Existem diversos estudos que comprovam que crianças que não são amamentadas pelo período adequado podem desenvolver doenças no futuro e ter dificuldade de aprendizagem. Além disso, o afastamento da mãe pode aumentar o risco de agressões à criança por parte de terceiros e fazer com que seu filho tenha uma relação fria e difícil com você no futuro. Por que arriscar com seus filhos que você ama tanto? O que você pode fazer? Como evitar que isso se repita com você? A resposta é ser uma mãe que trabalha em casa.

Nesta etapa da vida questionamos tudo o que já fizemos, todas as decisões que tomamos, nosso tipo de trabalho, nossa relação com a família, o impacto do dinheiro em nossas vidas. O Programa Mamãe de Sucesso visa apoiar mães que desejam trabalhar em casa mas não sabem por onde começar.

O mais importante, porém, é você conseguir aproveitar esse momento para se reorganizar para ficar confortável, feliz e realizada com a sua própria vida. Na vida profissional colocamos em cheque a satisfação com o trabalho realizado, o que a sua profissão significa para você, o tempo perdido no trânsito ou nas horas extras e, em alguns casos, até mesmo o porquê de você ainda trabalhar para aquele chefe mal humorado que nunca foi com a sua cara.

Nesta reflexão também entra a sua dedicação ao seu filho, os cuidados com a gravidez e o tempo que desejamos passar em casa. Que tipo de mãe seremos? Vou colocar o bebê na creche ou eu mesmo cuidarei dele? Estas e muitas outras perguntas passam pela sua cabeça. As suas respostas vão impactar a sua vida profissional.

Se você quiser ficar mais tempo com a sua família, trabalhar em casa pode ser uma opção interessante. Desenvolver suas próprias ideias, criar seu negócio próprio, ser empreendedora. Esta é uma possibilidade real, adotada por muitas mulheres, que está permitindo a muitas mães se realizarem nos campos pessoal e prossional.

Mas não se iluda. Trabalhar em casa não é brincadeira. Você vai precisar de muita disciplina e organização. Combinar a agenda da mãe com a da empresária vai te exigir ser criativa e muito focada. Priorizar compromissos é fundamental. Existem muitas possibilidades para as mães que desejam trabalhar em casa e ter sucesso. Espero que você escolha o melhor caminho para você e siga caminhando para se tornar uma mulher feliz e uma mamãe de sucesso!

Clique aqui e participe dos webinários gratuitos do Programa Mamãe de Sucesso e descubra os 3 passos essenciais para mamães que desejam empreender sua paixão e ter mais flexibilidade e qualidade de tempo com seus filhos.

Quem escreve hoje é a Vanessa Ribeiro. Ela é Administradora, especialista em Gestão de Projetos,  Coach, Empreendedora Digital, mãe da Gabi, do Re e do Dan, fundadora do blog www.mamaedesucesso.com e idealizadora do Programa Mamãe de Sucesso.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário