Hoje a cidade de São Paulo amanheceu um caos... ninguém consegue sair de casa!  Para ajudar mamães e papais, nós preparamos aqui uma lista com 10 dicas de o que fazer em dias de chuva com os pequenos. Confira! 

1. Jogos

Os jogos podem ser um meio de entretenimento para toda a família, já que muitos deles remetem às brincadeiras antigas, que ainda hoje divertem crianças de todas as idades, como stop, ligue os pontos, colorir e adivinhas. Além de desenvolver aspectos cognitivos, reforçar conteúdos aprendidos e estimular habilidades psico-motoras, os jogos e brincadeiras ainda contribuem no fortalecimento dos vínculos familiares.

2. Jogo dos 7 erros humano

Essa é a prova de que com um pouco de criatividade, não há tédio que resista! Com certeza vocês já conhecem o jogo dos 7 erros, não é? Nesta versão da brincadeira, vocês vão escolher um cômodo da casa. Escolhido o local, você vai pedir para que seu pequeno observe-o atentamente durante um tempo (entre 30 segundos e um minuto). Depois de olhar com bastante atenção cada detalhe, ele vai se retirar do cômodo e você vai alterar a posição ou retirar/incluir 7 objetos. O resto você já deve imaginar… Seu pequeno retorna para o ambiente e tenta descobrir quais são os 7 erros! Depois vocês podem inverter: ele modifica os objetos e você adivinha!

3. Perguntas e Respostas

Desafios e jogos de perguntas e respostas para crianças são os preferidos dos pequenos que já estão em idade escolar, especialmente a partir dos seis anos, quando noções de regras estão em pleno desenvolvimento. Além de divertidos, eles envolvem toda a família, trazendo muitos aprendizados e curiosidades! Vocês podem definir um tema de interesse e vocês mesmos montarem o jogo de perguntas e respostas! 

4. Mímica

Hum… Quem não adora brincar de mímica? Essa é uma brincadeira que sempre rende boas risadas! Vocês podem brincar de adivinhar um filme, uma profissão, um personagem, um esporte ou tudo o que a imaginação permitir! E o melhor é que para essa atividade, só é necessário um pouco de criatividade e disposição. O resultado? Diversão garantida!

5. Teatro de fantoches

Além de espantar o tédio, o teatro de fantoches é uma ótima maneira de estimular a linguagem e estreitar os vínculos de afeto entre pais e filhos. Vocês podem utilizar fantoches que vocês já tenham ou improvisar usando a criatividade, fazendo fantoches com meias, palitos de sorvete ou, até, com os brinquedos do seu pequeno. Vocês podem criar um espetáculo juntos ou se revezar e cada hora um é a plateia! 

6. Sessão cinema

Esse já é quase um clássico em dias de chuva! Basta fechar as cortinas, preparar o ambiente, fazer a pipoca, escolher o filme e apertar o play! 

7. Partiu cozinhar!

Está chovendo? Que tal aproveitar para testar aquela receita nova? Afinal, cozinhar com os pequenos é sempre uma delícia, além de pura diversão. Depois de preparar um prato bem gostoso, vocês podem deliciá-lós juntos!

8. Momento de leiturinha

Outra ótima ideia para os dias chuvosos é fazer uma tarde de contação de histórias. Escolham os livros favoritos do pequeno e preparem-se para uma verdadeira maratona de leitura! Vocês podem se revezar e, cada hora um conta a história, enquanto o outro é o espectador da vez. Não há dúvidas de que será um momento delicioso e cheio de afeto!

9. Som na caixa

Que tal aproveitar o tempo em casa para cantar e dançar ao som de boa música? Vocês podem montar uma playlist temática e se divertir montando coreografias ou fazendo um karaokê! Lá no nosso Spotify, temos várias playlists que vão colocar adultos e crianças para dançar! 

10. Arrumando a bagunça

Por fim, vocês também podem aproveitar o “tédio” para colocar a bagunça em ordem! Que tal uma super arrumação nos armários do escritório, do quarto ou nas gavetas da sala? Além de deixar tudo bem organizadinho, vocês podem separar objetos e roupas que já não utilizam mais para doação e até relembrar antigas fotografias de família!

Profile photo of Ana Clara Oliveira

Jornalista e editora do Blog da Leiturinha, é fascinada por tudo que envolve o mundo da leitura, da educação e da infância. Acredita que as palavras aproximam pessoas, libertam a imaginação e modificam realidades. Gosta de escrever, viajar e aprender sempre.