ALEITAMENTO MATERNO.... PARA VOCE É APENAS LEITE, PARA SEU BEBE É VIDA


Gaby esta para fazer 1 ano e escuto muito: "Nossa! Ela ainda mama no peito?".
Pois é gente, muitas pessoas não sabem o bem que faz para uma criança ser amamentada pela mãe. Sei que algumas mães não conseguem produzir leite, mas aqui vai um artigo que li desde que comecei a amamentar a Gaby. Indico para todas as mamaes:


Princípios básicos do aleitamento materno Por: Suzanne Dixon, Pediatra, mestre em saúde pública Amamentar é a maneira mais saudável e natural de alimentar o bebê. O leite materno possui uma composição singular, destinada especificamente ao bebê. Contém células que o protegem contra infecções e proteínas para manter o bebê feliz e saudável. O aleitamento materno pode ser um prazer para a mãe e o bebê. No início, vai exigir certa prática, mas vá em frente. São inúmeras as razões para amamentaro seu filho.



Benefícios para a mãe

Amamentar faz bem para a saúde da mãe e do bebê. Além de proporcionar maior ligação entre os dois, o aleitamento materno ajuda a estimular os hormônios que "encolhem" o útero até ele chegar ao tamanho normal, como o anterior à gravidez. Alguns estudos afirmam que as mulheres que amamentam têm somente 50% de chances de desenvolver câncer de mama na pré-menopausa e menor risco de câncer de ovário e osteoporose. O aleitamento materno também ajuda a mulher a perder peso após o parto, pois utiliza um tipo especial de gordura adquirida na gravidez, antes que ela seja incorporada ao organismo. O aleitamento ajuda a mulher a emagrecer no ritmo certo, já que não deve perder peso demais logo após o nascimento do bebê. A mulher que amamenta precisa estar de 2,2 kg a 4,5 kg acima do peso que tinha antes de engravidar para manter o corpo saudável durante o período de amamentação. Se emagrecer rápido demais, poderá prejudicar a produção de leite quando o bebê começar a crescer e precisar mamar mais. Os quilos a mais desaparecerão naturalmente depois dos seis primeiros meses.

O que esperar

O leite da mãe "desce" alguns dias após o nascimento do bebê. Até então, o seio materno produz colostro, que alimentará o bebê até lá. Essa substância, espessa e amarelada, contém proteínas e anticorpos que ajudam o bebê a combater as doenças. O colostro é o primeiro alimento do bebê, a primeira "vacina" contra as doenças. O bebê tem grande quantidade de água e gordura armazenadas para usar enquanto se alimenta do precioso colostro. Seu estômago tem capacidade para receber apenas uma colher de chá de líquido. Por isso, ele não precisa de muito para se satisfazer. O corpo da mulher foi feito para amamentar, mas isso não significa que você não precisará de uma mãozinha no início. Ainda no hospital, peça ajuda para levar o bebê ao peito, o mais rápido possível, para ajudá-lo a pegar no bico do peito e mostrar se ele está sugando corretamente. O ideal é que o bebê comece a mamar logo após o parto. Se em casa você ainda precisar de ajuda, pergunte ao médico se ele pode ajudá-la. Organizações que defendem o aleitamento materno e o pessoal do hospital poderão ajudá-la. Toda mãe precisa de ajuda. Até as mães mais experientes podem encontrar obstáculos.

Depois que o leite descer, durante o primeiro ou segundo dia, o bebê talvez queira mamar de hora em hora. Isso ajuda o organismo a criar um bom suplemento de leite, perfeitamente adequado às necessidades do bebê. De dois a quatro dias, o organismo se ajustará a essa "informação" e o bebê precisará mamar com menos freqüência: a cada duas ou três horas ou entre oito e doze vezes em um período de 24 horas.

Isso faz parte do processo normal de transição e não significa que ele esteja insatisfeito com você, com seu leite ou com seus cuidados. A agitação e o choro significam que ele sabe do que precisa e é assim que manifesta suas necessidades. Nessa idade, o bebê mama de dez a quinze minutos em cada seio.

Na mamadeira

Se quiser que o seu bebê experimente a mamadeira, comece depois da segunda ou quarta semana. Não se surpreenda se, inicialmente, ele recusar a mamadeira com seu leite. O bebê amamentado pela mãe sabe que sugar o seio é muito melhor do que sugar o bico da mamadeira. Quando mama, ele sente o cheiro da mãe e conhece a rotina. Talvez você tenha mais sorte se o pai ou a irmã oferecerem a mamadeira de leite materno sem a sua presença. Se começar a acrescentar fórmulas de leite artificial à dieta do bebê, sua produção de leite diminuirá de acordo com a quantidade de leite artificial administrada. A decisão é sua, é claro! Mas, agora que a sua produção de leite está definida, pense duas vezes antes de introduzir a fórmula. Qualquer que seja a sua decisão, uma coisa é certa no que diz respeito à saúde do bebê: um pouco é melhor do que nada.

Será que meu bebê ainda está com fome?

Como muitas marinheiras de primeira viagem, talvez você não saiba ao certo se o bebê já mamou o suficiente. Você saberá se ele está realmente mamando ao ouvi-lo engolir o leite. Outra pista para saber se ele está bem alimentado é o sono. Se o bebê estiver limpo, sequinho e de estômago cheio, provavelmente irá dormir bem logo após a mamada.

Será que meu bebê está mal alimentado?

De vez em quando, você poderá achar que o seu bebê não mamou direito. Parece faminto depois da mamada e seu peito já está "vazio". É assim que a natureza controla a produção do seu leite durante os picos de crescimento do bebê. Para estimular a produção de leite, amamente-o mais vezes, sempre que ele quiser. Além disso, beba muito líquido e descanse bastante. Isso significa que, durante um ou dois dias, você terá que amamentar mais vezes e descansar mais do que de costume. Por isso, esqueça as outras atividades. Tranqüilize-se. Enquanto o bebê estiver mamando, urinando e evacuando com a freqüência descrita anteriormente, estará bem.

O organismo leva de 36 a 48 horas para se ajustar às necessidades do bebê. Cabe a ele mamar com freqüência para que o organismo receba os sinais corretos. Portanto, deixe que ele se esforce. Se ele se acostumar à mamadeira, ficará preguiçoso e o organismo não receberá a ordem para aumentar a produção de leite.

Toda mãe que amamenta passa por fases nas quais a oferta não é suficiente para suprir a demanda. É assim que a natureza consegue regular o ciclo de oferta e procura. Relaxe e aproveite esses ritmos naturais.

Para viagem

Chegou a hora de voltar ao trabalho? Você pode continuar amamentando o bebê tirando leite uma ou duas vezes no trabalho e levando para casa o almoço do dia seguinte do seu filho. Recomendamos que o faça. É uma maneira de não perder a ligação com o bebê, mesmo estando longe. Há diversas maneiras de tirar o leite: com a mão, com uma bombinha manual ou com uma elétrica. Se você amamentar freqüentemente, quando chegar em casa e durante à noite, a produção do leite não será interrompida, tampouco a ligação especial com o bebê, suprindo a falta que sentiu dele durante o trabalho.

Por conter conservantes naturais, o leite materno pode ficar de seis a oito horas em temperatura ambiente ou ser armazenado de três a cinco dias na geladeira. Além disso, o leite materno pode ser congelado, embora perca algumas de suas propriedades de combate às doenças. Mesmo congelado, o leite materno contém o melhor equilíbrio de nutrientes para o bebê. Descongele-o em temperatura ambiente ou em água morna. Após descongelado, não volte a congelá-lo.

Lembre-se de agitar lentamente o leite armazenado, pois a gordura terá se separado, subindo à tona. Agitando-o, a gordura se mistura novamente ao leite e não obstrui o bico da mamadeira.

No local de trabalho, deve haver um lugar calmo, limpo e relaxante para que você tire o leite. Isso fará muita diferença em sua atitude e seu sucesso. Se não houver um espaço reservado onde você possa fazer isso, reclame. Muitas empresas estão dispostas a ajudar. Basta expressar suas necessidades. Empresas dispostas a ajudar suas funcionárias podem ter até recompensas financeiras: menos faltas, as mães terão que passar menos dias em casa cuidando de filhos doentes, maior satisfação e menor rotatividade de funcionárias.

(Artigo do site: http://www.pampers.com.br/artigos-principios-basicos-do-aleitamento-materno)


Vamos apoiar!

Amamentar faz bem para seu filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário