A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO ENSINO DE INGLÊS NA INFÂNCIA

A infância é um período muito importante do desenvolvimento humano, é nessa fase que se adquire grande parte dos conhecimentos que serão importantes durante toda a vida. Por isso, toda ferramenta que possa auxiliar no processo de aprendizagem infantil é bem-vinda e a música pode ser uma delas.

Segundo uma pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) escutar música ativa a região do cérebro ligada ao raciocínio e à concentração. Além disso, estimula a criatividade e aciona áreas do cérebro relacionadas à regulação motora e emocional. Os benefícios são tantos que, no Brasil, a Lei nº 11.769, de 2008, torna obrigatória a inserção da música na educação básica, integrada com outras disciplinas.

Pingu’s English, escola internacional especializada no ensino do inglês para crianças de dois a dez anos,  utiliza um método diferenciado, pensado especialmente para crianças dessa faixa etária, fase da vida em que o aprendizado é potencializado.  Por meio de atividades lúdicas, com o apoio do famoso personagem Pingu™, o idioma é transmitido de forma rápida e eficiente. A música também é uma ferramenta presente nas salas de aula da rede.

Para o diretor da marca, César Lucchesi, a música auxilia a desenvolver as habilidades cognitivas. “A linguagem musical é universal e consegue atrair a atenção das crianças. Além disso, através de canções, é mais fácil memorizar palavras básicas como os números, as cores, pronomes pessoais e familiares. Outra vantagem é que, ao ouvir a voz na canção, o aluno aprende a pronunciar as palavras da maneira correta, e acaba treinando ao tentar imitar os cantores. E claro, além de tudo isso, aprender inglês com músicas é bem mais divertido”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário