Ar seco, poluição e até a chegada da primavera podem prejudicar a saúde respiratória

A entrada da primavera traz mais cor às paisagens das grandes cidades, mas também o aumento das alergias respiratórias, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país. “Isso acontece porque, nesse período do ano, o tempo fica mais seco e a polinização do ar aumenta”, explica a otorrinolaringologista Maura Neves, do Hospital Universitário da USP. Como o pólen é alérgeno para algumas pessoas, sintomas como coriza, coceira no nariz e espirros podem aumentar nesse período do ano.

Além disso, o ar mais seco, típico da primavera, prejudica os batimentos ciliares, que são o mecanismo de defesa do nariz. “A mucosa nasal é dotada de milhões de cílios, que compõem uma espécie de tapete protetor, capaz de eliminar as impurezas que respiramos”, explica. No entanto, o ressecamento do muco nasal – devido a condições climáticas, poluição e até exposição ao ar-condicionado – dificulta os movimentos dos cílios e a remoção de alérgenos e microrganismos causadores de alergias, gripes e resfriados.

Como respirar bem o ano todo?

Para proteger o nariz desses vilões em todas as estações do ano, recomenda-se a limpeza nasal diária com soluções salinas a 0,9% pela manhã e à noite. “A limpeza deve tornar-se hábito, assim como escovar os dentes. É um cuidado necessário para a vida moderna, principalmente para quem vive nas grandes cidades, onde a poluição é maior”, diz Dra. Maura. De acordo com a especialista, a lavagem nasal é capaz não só de acelerar a recuperação nos períodos de crise, mas também reduzir em até 40% a incidência de gripes e resfriados.

Para completar os cuidados preventivos, também vale usar soluções em gel para hidratar o nariz quando houver sensação de ressecamento, muito comum em períodos de estiagem ou quando passamos muito tempo em ambientes climatizados. “A hidratação fecha o ciclo de cuidados, pois garante o bom funcionamento da mucosa e dos cílios nasais”, afirma Dra. Maura. Outra dica para driblar a secura e melhorar a umidade relativa do ambiente é o uso de umidificadores elétricos, principalmente na hora de dormir.



Cuidados com os pequenos

Estudos mostram que crianças entre 1 e 3 anos de idade podem apresentar de 5 a 11 infecções virais respiratórias ao ano. Por isso, não dá para deixar de lado os cuidados diários com o nariz dos pequenos. Para fazer a limpeza nasal, o importante é atentar-se aos jatos indicados para cada idade. “Para os bebês, indica-se os sprays mais delicados e que possam ser aplicados em qualquer posição. A partir de 1 ano, já é possível fazer a lavagem nasal com soluções salinas em jato, com anatomia apropriada para o nariz infantil”, orienta a otorrinolaringologista.

“Caso haja aumento de secreção, as lavagens nasais podem ser intensificadas. Também é importante que a criança tome bastante água ao longo do dia. Nebulizações e inalações podem ajudar em momentos de crise” recomenda a pediatra Ana Escobar, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da USP. A especialista ainda ressalta que é importante saber reconhecer o momento de procurar o médico. “Presença de febre com indisposição e dificuldade para respirar são sinais de alerta nas crianças em todas as idades”, finaliza a pediatra. 

Confira as dicas da Dra. Ana Escobar para o cuidado com as crianças:

·         Boa alimentação e bom sono, além da prática de atividades físicas, fortalecem o sistema imunológico contra doenças respiratórias e outros males.

·         Evite ambientes fechados e com grandes aglomerações. Sempre que possível, mantenha os ambientes domésticos ventilados.

·         A formação de crostas nas narinas é sinal de ressecamento. A limpeza e hidratação devem ser feitas sempre que o desconforto surgir.

·         Para garantir a qualidade do sono e o conforto dos bebês durante as mamadas, faça a limpeza nasal da criança nesses horários.

·         Higienize o nariz de bebês e crianças diariamente, até duas vezes ao dia, principalmente nas épocas mais secas do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário