DOAR LEITE MATERNO É DOAR-SE: DIA NACIONAL DE DOAÇÃO DE LEITE HUMANO

O Brasil é líder mundial em doação de leite materno, com mais de 220 bancos de leite humano, porém, mesmo com o número atual de doadoras, consegue atingir apenas 55% da demanda necessária para alimentar recém-nascidos prematuros, internados nas UTIs neonatais, conforme dados do Ministério da Saúde.

 

Para incentivar a doação, bem como estimular debates sobre a importância do aleitamento materno, o dia 19 de maio foi instituído como “O Dia Nacional de Doação de Leite Humano”.

 

Além de trazer à tona essa carência do alimento nos bancos de leite humano, o dia reforça a necessidade da doação, que pode ajudar muitos bebês prematuros. De acordo com a Rede Brasileira de Leite Humano, 1 litro de leite materno alimenta até dez recém-nascidos por dia.

 

Conserve o Amor: doar leite materno é doar-se

 

Desde 2018, a Panasonic, líder mundial no desenvolvimento e criação de tecnologias e soluções eletrônicas,  apresenta uma campanha de Dia das Mães que incentiva a doação de leite materno. Na primeira fase, o projeto “Conserve o Amor” homenageou mães que doavam leite.

 

Neste ano, a campanha foi além, buscando levar mais doadoras aos bancos de leite, levando informação à população. As ações do projeto “Conserve o Amor: doar leite materno é doar-se”, incluíram homenagem às mães e a criação de um espaço de incentivo a doação do alimento, que foi instalado no Shopping Eldorado, em São Paulo, para tirar dúvidas sobre o assunto.

 

Mais doadoras para os bancos de leite´

 

O espaço também funcionou como ponto de cadastramento de potenciais doadoras para bancos de leite humano de São Paulo. Com suporte da ONG Fadas do leite, os cadastros recebidos foram enviados a bancos de leite da região mais próxima à residência das lactantes.

“O projeto teve como foco o incentivo, na prática, a doação de leite materno, um ato de generosidade que pode salvar muitos bebês prematuros. Ou seja, aumentar a doação, ajudando para que mais crianças recebam esse, que é o alimento recomendando pela OMS”, revela Talita Diniz, coordenadora de Marketing da Panasonic no Brasil.

 

 

Saiba Mais:

 

·         Um litro de leite materno alimenta até dez recém-nascidos por dia.

 

·         A mãe doadora e seu bebê também se beneficiam. A retirada de leite estimula a produção e previne a mastite, inflamação no tecido mamário.

 

·         Toda mulher saudável que está amamentando é uma potencial doadora, independentemente da idade do bebê. Não precisa produzir muito leite para doar.

 

·         O Banco de Leite seleciona as mães aptas a doar, informa todos os procedimentos e distribui todo o material para a retirada do leite, como touca, máscara, etiquetas e frascos de vidro esterilizados com tampa, e também agenda a retirada da doação.

 

Para quem quiser saber como doar leite materno e encontrar bancos de leite humanos em outras regiões do brasil, há mais informações no site:www.redeblh.friocruz.com.br

 

Campanha da Panasonic com mães reais que doaram leite materno e que receberam o alimento para seus bebês: https://www.youtube.com/watch?v=GfdOXibH_UA

Nenhum comentário:

Postar um comentário