Ator e escritor Vinicius Campos amplia suas redes sociais com foco na diversidade e na inclusão

Vinicius Campos é brasileiro e há 12 anos mora em Buenos Aires e trabalha na Disney.  Além de escritor best-seller, com romances para jovens sempre voltados para inclusão, ele tem na vida e na profissão atividade de inclusão social e diversidade principalmente focado em novas configurações familiares. A diversidade e a inclusão que ele aborda no trabalho é uma extensão da sua vida. Sua relação com as crianças e a diversidade vem de casa. Há 14 anos Vinicius é casado com o executivo Eduardo Lagreca. O casal tem três filhos adotados e irmãos entre si: Milagros, 16, Alfredo, 15 e Pablo, 13 anos.

 

Incentivador e apreciador da leitura, Vinicius participou durante três anos da Caravana das Artes, do Instituto Esporte e Educação (projeto idealizado pela ex-atleta e medalhista olímpica do voleibol brasileiro Ana Moser) do qual foi coordenador pedagógico do departamento literário e professor de literatura. Ele ministrou aulas de técnicas textuais e processo criativo literário a crianças e adolescentes, a fim de incentivá-las a escrever seus próprios livros. Além, é claro, de ressalvar o quão importante é o hábito da leitura na vida de cada um.

 

A partir de agora, a discussão, a aceitação e a valorização das diferenças também serão discutidas nas redes sociais de Vinicius. No seu Canal no Youtube, ele irá promover bate-papos para discutir parentalidade a partir de um olhar de diversidade. 

 

Em vídeos com entrevistas e diversos formatos, o ator e escritor pretende abordar assuntos relacionados à parentalidade e disciplina positiva. O Instagram também terá esse mesmo olhar. Todas as sextas-feiras, ele irá discutir questões relacionadas à sua vida como pai. 

 

Já no Podcast, em capítulos de meia hora, Vinicius irá refletir, com convidados brasileiros, assuntos relacionados à paternidade positiva. Entre os especialistas estão o mestre em psicologia do desenvolvimento pela Universidade Federal da Bahia, Anderson Chalhub – terapeuta de casal e família, sexólogo clínico e facilitador de grupos e o escritor Thiago Queiroz, autor de vídeos, textos e podcasts do site Paizinho, Vírgula!, e do livro Abrace seu filho.

 

Outra novidade é a estreia do ator na nova série de TV no Disney Junior  – Nivis: amigos de outro mundo, a primeira produção original que combina personagens e cenários reais com animação 3D. Protagonizada por um elenco latino-americano liderado por Vinicius, a série conta como duas famílias que vêm de mundos diferentes aprendem a conviver em harmonia, formando um lar muito especial. Além disso, a nova produção ressalta valores como a diversidade e a inclusão, mostrando como o descobrimento, a aceitação e a valorização das diferenças levam-nos a conhecer aspectos únicos de cada indivíduo.

 

Mais recente produção literária:

 

 

Vinicius Campos conta Grimm, pela Editora Melhoramentos

O jovem escritor Vinicius Campos, apaixonado pelas clássicas histórias que leu e ouviu quando era criança, acordou um belo dia inspirado (como nos contos de fadas) e resolveu recontá-las para crianças. Reuniu oito histórias dos consagrados irmãos Grimm e, com muita leveza e humor, conta para os pequenos, sem censura ou -lenga-lenga as aventuras dos corajosos, astutos e inesquecíveis personagens. As criativas ilustrações de Ágatha Kretli, com imensa riqueza de detalhes completam o livro e o clima para cada história. Este é o sexto livro de Vinicius Campos.

 

Criação literária voltada para valores e direitos humanos

 

Ciente da importância de vivenciar a prática dos direitos e dos valores humanos na sociedade, Vinicius dedica-se à literatura com o forte objetivo de colaborar na formação das crianças e adolescentes. E seus livros refletem claramente esse propósito.

 

Sua carreira literária começou em 2008 com a publicação de Expedições do Vini – Família (Thot Editora), obra em que aborda assuntos relativos a família, e muitas vezes não são abordados com a transparência que as crianças necessitam pelos próprios pais, como por exemplo, a separação do casal, um novo casamento, a chegada de um irmão, entre outras questões, que aparentemente são simples para os adultos, mas que sob o olhar de uma criança se tornam mais complexas. 

Leitor ávido e de escrita ágil, Vinicius publicou O amor nos tempos do blog (Cia. das Letras), sucesso de público e crítica, adotado por mais de 30 escolas no País e lançado também na Argentina. No Brasil, esse livro já está em sua 10ª reimpressão desde o seu lançamento em 2012 e é amplamente adotado nas escolas de todo o País. Já vendeu mais de 20.000 exemplares – a maior parte para adoção. O romance narra a história de três blogs, três histórias diferentes, que, depois de muitos desencontros, se cruzam, culminando em um final surpreendente. 

Em 2014, Campos publicou a ficção infanto-juvenil Dançando com o inimigo (Editora Terceiro Nome) na qual dois garotos da mesma idade e com realidades de vida bem diferentes - um pratica balé e o outro artes marciais - se cruzam e, apesar das turbulências iniciais, eles superam as diferenças e se tornam amigos. “Sofri gozações em uma época em que nem existia a palavra bullying. Então decidi escrever uma história bacana para que menos pessoas sintam na pele esse tipo de brincadeira desagradável e sem sentido”, revela o autor, que espera que pais, educadores e as próprias crianças e adolescentes, ao tomarem contato com este livro, possam conversar naturalmente sobre respeito e tolerância.

No mesmo ano, Vinicius Campos lançou Minha vida cor-de-rosa #SQN (Rocco) –um e-book que teve um processo de criação inusitado: foi acompanhado ao vivo pelos leitores via rede social. Vinicius ligava a câmera de seu computador diariamente por uma hora durante um mês e os leitores assistiam e interagiam com o autor durante a criação da obra, em tempo real. Mas não teve spoiler durante essa interação: o autor manteve sigilo apenas sobre os capítulos finais. 

 

A iniciativa deu muito certo e a audiência do primeiro projeto foi surpreendente: mais de 9 mil visualizações do livro no "Widbook.com". O livro narra o acontecimento que mudaria a vida de três jovens: durante um assalto em um posto de gasolina, os três ficam presos dentro de um banheiro em uma cidade do interior. Este encontro une suas vidas de uma forma que eles não esperavam, pois, juntos, terão que superar seus próprios medos para desvendar um crime, viver uma grande paixão e, quem sabe, conseguir fugir desse lugar tão angustiante e claustrofóbico. 

 

A obra de 2015 de Vinicius Campos é Agentes Especiais(Sesi Editora), publicada em dezembro de 2015. Lançado também na Argentina (assim como O amor nos tempos do blog, mencionado acima), o livro narra o grande mistério a ser desvendado pelos agentes especiais: três adolescentes com habilidades extraordinárias desenvolvidas a partir da superação de suas próprias limitações. Assim como as três cores primárias, os heróis se completam formando um time imbatível, sempre a postos para impedir o triunfo do mal. Na obra, o autor fala dos heróis que estão nas ruas todos os dias, superando seus desafios. O livro foi finalista indicado no prêmio Jabuti 2016 na categoria infanto-juvenil.

 

Carreira na TV

Todos os dias, Vinicius Campos pode ser visto pelas crianças e seus pais como o alegre e divertido Vini, à frente do programa Parquinho Disney, atração do matinal Mundo Disney, exibido diariamente pelo SBT e também no Disney Channel para a América Latina. 

Na Disney, ainda protagonizou os programas Playhouse, do qual foi roteirista, e Casa do Disney Jr. Vinicius também assinou a versão brasileira dos roteiros de A floricultura da Nana. 

 

Em 2012, 2013 e 2015, Campos participou do Teleton produzido pelo SBT. Sempre atento à causa, o apresentador se manifestou mais uma vez em prol de atenção singular para as pessoas com capacidades especiais, principalmente crianças e adolescentes.

 

“Acredito que a educação deve estar presente nos mais diversos meios sociais em nossa vida e com destaque. É por isso que nas várias frentes profissionais em que atuo, sempre procuro desenvolver ações voltadas para isso”, declara Vinicius Campos.

 

https://www.viniciuscamposoficial.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário