O desenvolvimento motor decorre, maioritariamente, no primeiro ano de vida e acontece de forma sequencial. Cada competência ou capacidade adquirida precede e é fundamental para a aquisição da próxima, ou exploração de uma nova área do desenvolvimento. Ser capaz de ver, antecede o desenvolvimento do sentido de perspetiva ou profundidade.
O desenvolvimento motor é o resultado da maturação de certos tecidos nervosos, aumento em tamanho e complexidade do sistema nervosos central, crescimento dos ossos e músculos, portanto, são comportamentos não-aprendidos que surgem espontaneamente, desde que a criança tenha condições adequadas para exercitar-se. Somente em casos de extrema privação ou de algum tipo de distúrbio ou doença, esses comportamentos não se desenvolverão.
Durante o primeiro ano, a rapidez do desenvolvimento da criança é extraordinária. Ao nascer o bebê conta apenas com os reflexos hereditários, no entanto, ao final do primeiro ano, entre outros comportamentos, será capaz de colocar-se na posição de pé e caminhar alguns passos sem apoio, compreender o significado de várias palavras, obedecer ordens simples; como Não, Vem, Tchau, etc.
Seria importante realçar que a separação do desenvolvimento da criança em aspectos ou áreas é apenas didática. Desenvolvimento é um processo que acompanha o homem através de toda a sua existência, abrange aspectos fisiológicos, psicológicos e ambientais contínuos e estão estritamente relacionados.
Um bebé que nasce saudável já nasce com os sentidos prontos, contudo ainda não completamente desenvolvidos. Eles são parte da caixa de ferramentas da sobrevivência.
O mundo exterior é adverso e o nascimento, um choque. Da proteção do interior da barriga da mãe sai para uma explosão sensorial!
À medida que o bebé cresce e desenvolve a sua musculatura, vai ganhando controlo sobre o próprio corpo, passando de gestos bruscos a movimentos refinados, controlados e com uma determinada intenção. Grande parte deste processo de maturação acontece nos primeiros 6 meses de vida. O bebé tem proporções diferentes das de um adulto. As dimensões da cabeça, tronco e membros têm uma proporção própria onde a cabeça é maior do que os braços e os braços e pernas mais pequenos do que o tronco.
O desenvolvimento físico dos aparelhos sensorial e motor são importantes para que comece a explorar o mundo e as suas gradações, guiado pelo seu instinto natural de curiosidade e interesse em explorar tudo o que o rodeia.
Desenvolvimento motor dos 0 aos 24 meses
Recém-nascido
-Vê bem mas só tem um alcance de 15 a 20 cm. Esta é a distância entre o peito e a cara da mãe.
-Não consegue focar. Olhe diretamente para ele e entre no seu campo de visão.
-Tem o sentido do olfato completamente desenvolvido.
-Tem paladar.
-Ouve desde os 5 meses de gestação. É possível avaliar a sua reação aos sons com testes simples e estimulação adequados. A avaliação da sua capacidade auditiva é mais correta se for feita quando a criança já fala.
-Ainda não tem controlo da cabeça, embora já seja capaz de mexer os braços, gesticulando-os e esticando-os.
1 mês
-É capaz de focar objetos a 25 cm de distância.
-Já não tem a persistência do reflexo de preensão, isto é, já não encerra os punhos quando é estimulado na palma da mão.
-Toda a musculatura está mais forte, por isso vai notar mais controlo no posicionamento da cabeça e capacidade de movimentação, mas ainda descai a cabeça para traz.
-Distingue entre o claro e o escuro, mas não as cores.
2 meses
-É capaz de levantar a cabeça sozinho durante mais tempo, quando deitado de barriga para baixo. Se o segurar sentado, o bebé já consegue manter a cabeça direita por algum tempo.
-Já segura em brinquedos.
3 meses
-Se o deitar de barriga para baixo, já é capaz de usar os braços para se suportar e levantar totalmente a cabeça.
-Começa a puxar para se sentar, com a cabeça alinhada com o corpo.
4 meses
-Consegue sentar-se se devidamente apoiado.
-Tem controle completo sobre a cabeça e usa-o para explorar o mundo à sua volta, olhando para ambos os lados.
-Deitado de costas, levanta a cabeça durante vários segundos; deitado de barriga para baixo começa a elevar-se com apoio das mãos e dos braços e vira a cabeça.
-Já rebola e volta.
-O controlo das mãos é mais fino, sendo capaz de segurar num brinquedo.
5 meses
-Tem cada vez mais força nos membros.
6 meses
-Utiliza os membros para se movimentar, rolando para trás e para frente.
-Suporta grande parte do seu peso nos membros superiores e inferiores.
-Senta-se direito, sem apoio.
-Consegue alcançar e agarrar o que quer ou a posicionar-se no chão para brincar.
-Transfere objetos de uma mão para a outra.
-A visão e a coordenação olho/mão encontram-se próximas da do adulto.
8 meses
-Tem mais força muscular e controlo sobre os seus movimentos, que usa para explorar e satisfazer a curiosidade pelo mundo, que é mais predominante nesta fase.
-É capaz de se sentar sem apoio e de se movimentar para testar o equilíbrio.
10 meses
-Senta-se sem ajuda e por iniciativa própria.
-Domina alguns movimentos finos, como a pinça com os dedos e o polegar.
-Consegue gatinhar e andar agarrado às coisas. Nem todos os bebés gatinham, o que não significa que não tenham a capacidade de o fazer.
12 meses
-Caminha, agarrado, de mão dada ou independentemente… esta é uma etapa com muita variação.
-Consegue escolher, segurar, pôr ou tirar brinquedos de uma caixa.
-Rabisca.
14 meses
-Pode começar a dar os primeiros passos e andar por curtas distâncias. Nesta altura, andar, começa a ser uma tarefa que faz com mais segurança e que está praticamente estabelecida.
-Ainda precisa de apoio para se levantar.
-Dependendo do seu contacto com livros, já consegue virar as páginas.
16 meses
-É um caminhante! Já se senta e levanta, quando quer! A exploração do mundo ganha uma nova perspetiva.
-Já sobe escadas com o mesmo pé.
18 meses
-À medida que o equilíbrio se estabelece, começa a correr, a andar para traz e a saltar, mas ainda o faz com os dois pés.
24 meses
-Sobe escadas sem ajuda.
-Consegue interagir com uma bola usando os pés e as mãos.
-Anda como um adulto, mudando de direção, correndo. Já consegue parar de repente.
Desenvolvimento Motor 3 - 6 anos
_ Martela pinos.
_ Junta quebra-cabeça de 3 peças ou prancha de formas.
_ Corta com tesoura.
_ Pula de uma altura de 24 cm com os 2 pés unidos.
_ Dá pontapé em bola grande quando rolam para ela.
_ Anda na ponta dos pés.
_ Corre 10 passos com movimentos de braços coordenados.
_ Pedala triciclo.
_ Balança no balanço quando este é posto em movimento.
_ Trepa e escorrega para baixo em escorregador.
_ Dá cambalhota para frente.
_ Sobe escada alternando os pés.
_ Marcha.
_ Agarra bola com as duas mãos.
_ Usa molde.
_ Recorta 1/4 de uma linha de 20 cm.
_ Segura lápis entre o polegar e o indicador, descasando no 3º dedo.
Desenvolvimento Motor 4 - 5 anos
_ Fica apoiada num pé só, sem ajuda por 4 a 5 segundos.
_ Corre mudando a direção.
_ Caminha sobre tábua de equilíbrio.
_ Pula para frente 10 vezes sem cair.
_ Pula sobre fio a 2 polegadas acima do chão.
_ Pula para trás.
_ Bate e agarra bola grande.
_ Faz formas de argila composta de 2 a 3 partes.
_ Recorta curva.
_ Parafusa objeto rosqueado.
_ Desce escadas com pés alternados.
_ Pedala triciclo virando esquina.
_ Pula sobre um dos pés 5 vezes sucessivas.
Desenvolvimento Motor 5 - 6 anos
_ Caminha sobre barra de equilíbrio, para frente, para trás e para o lado.
_ Salta rapidamente.
_ Balança em balanço começando e sustentando movimento.
_ Abre bem os dedos tocando o polegar em cada dedo.
_ Sobe degraus de escada íngreme.
_ Bate com martelo em prego.
_ Dribla bola com direção.
_ Usa apontador de lápis.
_ Segura bola macia ou saco com areia com uma das mãos.
_ Capaz de pular corda sozinha.
_ Bate na bola com bastão ou vareta.
_ Apanha objeto do chão enquanto corre.
_ Patina para frente cerca de 10 pés.
_ Anda de bicicleta.
_ Caminha ou brinca na água até a cintura, na piscina.
_ Dirige vagão dando impulso com o pé.
_ Pula e gira em cima de um pé.
_ Pula de altura de 12 polegadas e cai sobre a ponta dos pés.
_ Permanece num pé só, sem apoio, com olhos fechados, durante 10 segundos.
_ Segura-se por alguns segundos a uma barra horizontal, apoiando o próprio peso nos braços.
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