DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A TECNOLOGIA

Que toda criança, hoje em dia, mexe no celular... isso ja nao é mais novidade nem surpresa. Porem limitar o uso dos aparelhos celular e tablets, pode ser uma ação benéfica para nossos pequenos. 
Não vou negar, a Gaby mexe sim no celular, joga, assisti desenho... e esses dias ate me surpreendeu tirando fotos dos brinquedos dela, mas aqui em casa estamos sempre colocando limites, dando para a televisão quanto para o celular.... pode mexer, pode, mas tambem tem que desligar e brincar com seus brinquedos, brincar com o papai e a mamae, tem que sentar sem tv para comer, dançar e escutar musica (sem ver a imagem, só escutando a musica).... 
Vejam uma pesquisa realizada sobre isso.....
Uma pesquisa realizada pela "Digital Diaries" mostrou que 57% das crianças até cinco anos de idade sabem utilizar aplicativos de smartphones, mas apenas 14% delas sabem amarrar os sapatos. Com a tecnologia fazendo parte naturalmente da vida dos pequenos, é natural que aprendam cada vez mais cedo a mexer nesses aparelhos. O problema é que as habilidades digitais estão se sobrepondo a etapas-chave do desenvolvimento infantil.
Momentos importantes da infância, como aprender a nadar ou a andar de bicicleta sem rodinhas, parecem estar ficando em segundo plano diante a imersão das crianças no mundo digital. "Essa pesquisa nos mostra que saber utilizar a tecnologia hoje é quase como respirar, uma obrigação. O desafio que os pais enfrentam agora, diante de questões como segurança e privacidade, é entender como educar e preparar as crianças nesse universo digital", afirma o diretor de Inovação do Instituto de Estudos de Gestão de Goldsmiths, da Universidade de Londres, Chris Brauer.

Crianças x tecnologia

Para traçar um panorama de como as crianças utilizam dispositivos tecnológicos a pesquisa entrevistou mais de 6 mil mães em 10 países, incluindo o Brasil. O resultado, segundo Brauer, mostrou a necessidade de promover um estilo de vida mais equilibrado no que diz respeito ao uso da tecnologia e o incentivo a atividades offline. "Gostando disso ou não, os pais possuem a enorme responsabilidade de educar seus filhos para que façam um uso produtivo e responsável dessas tecnologias digitais", diz.
Mas o que acontece é que muitos pais estão criando uma vida digital para seus filhos antes mesmo que eles possam andar, falar ou até mesmo antes de terem nascido.

Por isso é importante estarmos presente o maximo possivel no dia-a-dia dos nossos filhos. Brincar com eles, ensinar a brincar, mexer com a natureza, passear sempre que possivel, ler livros.... Pode mexer no celular e nos apps, sim pode, mas tambem tem que brincar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário