Período escolar: a dor de cabeça pode atrapalhar as atividades diárias dos pequenos, fiquem atentos!

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe), 95% das pessoas têm dor de cabeça pelo menos uma vez na vida e esse episódio pode começar já na infância. Dados da SBCe apontam que, pelo menos, 5 milhões de crianças e adolescentes brasileiros sofrem deste mal periodicamente. Para a pediatra Denise Katz (CRM 63548-SP), os fatores desencadeantes são diversos e o mais importante é estar atento a rotina da criança para um diagnóstico preciso desta que é uma das maiores reclamações de consultório.

Infecções por doenças virais como, amigdalite, alergias e sinusite; excesso de atividades, tecnologia e estresse, além de alimentos como chocolate, queijos duros e envelhecidos e carnes processadas e a falta de sono são alguns dos sinais de alerta para a cefaleia, que têm sintomas distintos de acordo com sua origem. 

A cefaleia causa 
dor constante em ambos os lados da cabeça. A dor de cabeça por tensão causa dor no pescoço e base da cabeça. Já a enxaqueca é mais rara em crianças, costuma ocorrer em filhos de pais enxaquecosos e vem acompanhada por dores pulsantes na cabeça, podendo ter alteração visual (aura). Mas como diagnosticar e trata-las?

Previna os gatilhos da dor controlando o tempo de tela, estresse, sono, alimentação, e exposição do seu filho ao sol. Também incentive atividade física regularmente e medique com analgésicos à base de ibuprofeno, como Alivium, quando a prevenção não for o suficiente. No entanto, não deixe de procurar orientação médica para investigar a origem da dor, se ela ocorrer frequentemente. Não se esqueça de anotar os eventos ocorridos nos dias que antecederam a dor e explique, com ajuda do seu filho, os sintomas que o pequeno sente.

Referência:
Sociedade Brasileira de Cefaleia. Ter dor de cabeça é comum, mas não é normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário