Para entreter crianças em casa, bot do WhatsApp distribui livros infantis do Leia para uma Criança em PDF

 Em meio ao cenário atual em que a recomendação de diversos órgãos de saúde pública é que as pessoas fiquem em casa, o Itaú Unibanco vem estudando diversas medidas para auxiliar a sociedade a evitar a propagação da COVID-19. Ficar com os pequenos nesse período em que o recomendado é o isolamento social, pode ser um desafio: muitas vezes faltam tarefas e distrações para que eles se entretenham, aprendam e divirtam nesse tempo livre. Em busca de disponibilizar uma atividade e democratizar ainda mais o acesso à leitura na primeira infância, o Itaú Unibanco retomou o compartilhamento de livros infantis do programa Leia para uma Criança em formato digital e gratuito, via WhatsApp.

 

Sete títulos da coleção digital estão disponíveis na ação. Para receber os livros em seu celular, basta enviar uma mensagem para o número do bot: (11) 98151-1078. Os usuários recebem a opção de baixar apenas um título ou os sete disponíveis. Em formato PDF, eles podem ser compartilhados com outros contatos e acessados de qualquer smartphone.

A ação é fruto de uma parceria entre Itaú Unibanco e Fundação Itaú Social, que distribuem, todos os anos, livros físicos gratuitos por meio do Leia para uma Criança; a Take, líder brasileira no mercado de chatbots e contatos inteligentes, responsável pelo desenvolvimento do bot; a agência DPZ&T e o Facebook. 

 

Os títulos disponíveis são:  “O Cabelo da Menina”, de Fernanda Takai; “Meu Amigo Robô”, de Giselda Laporta Nicolelis; e “As Bonecas da Vó Maria”, de Mel Duarte – parte da coleção “Garotas Incríveis”, escritas e ilustradas por mulheres – além de “A canção dos pássaros“, de Zeca Baleiro; “Azizi, o Menino viajante“, de Conceição Evaristo; “A Menina das Estrelas“, de Tulipa Ruiz, e “O Menino e o Foguete”, de Marcelo Rubens Paiva. 

O bot faz parte do festival #LeiaemCasa, que busca contribuir com alternativas de entretenimento doméstico para as crianças – que muitas vezes estão em confinamento dentro de casa junto a pais que estão trabalhando de forma remota. A ideia é utilizar a leitura como instrumento de entretenimento familiar. Além dos vídeos, também estão previstos para as próximas semanas conteúdos especiais e títulos digitais inéditos.

 

O Leia para uma Criança é um programa de incentivo à leitura na primeira infância criado pelo Itaú e pela Fundação Itaú Social, que promove que “quando você lê para uma criança ela pode buscar o futuro que quiser”. Em 2020 ele completa 10 anos, e desde sua criação já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos pelo país. O programa seleciona anualmente livros infantis por meio de edital – as obras passam por uma curadoria de especialistas e as escolhidas são distribuídas gratuitamente no segundo semestre.

 

Além disso, a campanha conta com uma coleção de livros digitais gratuitos, assinados por autores e ilustradores convidados pelo banco. Os títulos distribuídos via Whatsapp fazem parte dessa coleção, que tem ao todo 13 livros – disponíveis no site https://www.euleioparaumacrianca.com.br/.

Na primeira etapa de distribuição de livros infantis do Leia para uma Criança pelo WhatsApp, feita no segundo semestre de 2019, mais de 800 mil pessoas acessaram o bot e mais de 2,6 milhões de downloads foram feitos.

Criadora do bot, a Take é uma das únicas official solution provider para o WhatsApp Business API no mundo, o que significa que ela tem autorização para usar a API oficial da plataforma para criar chatbots para marcas e empresas. A empresa já bateu a marca de 260 milhões de mensagens trafegadas no WhatsApp, desde agosto de 2018, e mais de 34 mil bots criados no BLiP – plataforma para construção, gestão e evolução de chatbots da Take.

 

Cursos de formação

Quem busca uma ajuda formal em como ler melhor para crianças também tem à disposição dois cursos gratuitos oferecidos pelo Itaú Social. Eles estão disponíveis no ambiente de formação chamado Polo (www.polo.org.br), que oferece conteúdos chancelados para professores, gestores escolares e de organizações da sociedade civil (OSCs) e técnicos de secretarias de educação. 

 

Infâncias e Leituras

Oferecido em parceria com o Laboratório Emília de Formação, o curso incentiva práticas de leitura do adulto para e com a criança, como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância. O papel dos mediadores de leitura e a construção de uma biblioteca para a faixa etária de 0 a 6 anos também são abordados. Ao final do curso é possível solicitar um acervo de livros infantojuvenis, desde que se atenda aos critérios informados.

 

Leitura para bebês

Com objetivo de contribuir para o planejamento de situações de leitura e levantamento de expectativas de aprendizagens para bebês e crianças bem pequenas, o curso oferece referenciais teóricos, planejamento e critérios para escolha de títulos – buscando que elas desenvolvam familiaridade com os livros, tenham interesse em folheá-los e em ouvir sua leitura, desenvolvendo uma progressiva, atenta e interessada escuta. A carga horária é de 10 horas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário