Volta às aulas-pandemia: habilidades socioafetivas para pais e filhos

 

No retorno às aulas, o trabalho com as habilidades socioafetivas também será fundamental, a resiliência novamente se fará necessária, uma nova adaptação ao “novo normal”, onde ainda teremos o distanciamento social, a frustração da ausência do contato físico, a incerteza do contágio e a empatia com as pessoas que tiveram perdas.

O trabalho com as habilidades socioafetivas junto aos filhos é de suma importância neste período de pandemia, onde a resiliência foi colocada em prova. Pais e filhos tiveram que se adaptar ao novo de um dia para o outro: a uma nova forma de aprender, de se relacionar com colegas e professores, de executar lições, trabalhos e avaliações. Os pais tiveram que se adaptar às metodologias de ensino, a trabalhar no mesmo ambiente que o filho estuda, brinca, grita etc. 

A família teve que se adaptar à nova distribuição de tarefas domiciliares e novas regras para uma nova forma de convivência familiar, onde a empatia e o respeito ao outro também são habilidades necessárias. 

Outro foco importante no trabalho socioemocional é a percepção e gerenciamento das emoções. Neste momento em que os distanciamentos afetivos foram obrigatórios e o contato físico proibido, a estabilidade emocional faz-se necessária. As emoções se confundem neste período, a frustração do não contato com os amigos e familiares podem se transformar em raiva, tristeza ou mesmo numa depressão. 

O medo do contágio ou da perda de um ente querido também pode se manifestar como: estresse, raiva ou tristeza. A única maneira de transformar um sentimento negativo é percebê-lo e encará-lo.  Por essa razão, a percepção dos sentimentos dos outros também é importante para ajudá-los neste reconhecimento.

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