CORES DOS ALIMENTOS

Você tem uma alimentação balanceada? Sabe como fazer uma? E seu pequeno? Come de tudo?

Pois bem, vou começar uma uma serie de 5 dias explicando um pouco sobre os alimentos X suas cores X seus beneficios. Isso vale tanto para nos adultos, quanto para os nossos filhos!

Hoje vou falar um pouco do que são as cores dos alimentos!! Vamos la?


As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos, que além de colorir, podem ser um grande aliado da saúde, por desempenharem papel importante na prevenção e na proteção do organismo contra diversas doenças.

Quanto maior a variedade de cor, maior a quantidade de nutrientes diferentes que estaremos ingerindo. Para uma alimentação saudável, variada e colorida é essencial para a ingestão mais completa dos componentes que ajudam a prevenir doenças e fortalecer o corpo.

A importância de uma alimentação saudável é o mantra repetido por profissionais de saúde para redução do risco de câncer e de doenças no coração. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que pelos menos cinco porções de frutas, legumes e verduras estejam presentes nas refeições. Quanto mais colorido o prato, melhor. Mas a dificuldade da maioria das pessoas é aplicar esse ensinamento na rotina diária. Isso porque na maioria das vezes as pessoas não equilibram as suas combinações.

A dica é ingerir alimentos de cinco cores diferentes ao dia: vermelho, laranja, roxo, verde e branco. Frutas e vegetais fortemente matizados, ou seja, coloridos, oferecem uma vasta gama de vitaminas, minerais, fibras e substâncias fitoquímicas das quais o nosso corpo necessita para manter uma boa saúde e adequados níveis de energia, protegendo contra os efeitos da idade e reduzindo o risco doenças.

Além disso, a interação química entre alimentos de cores diferentes pode ajudar a obter melhores resultados. Em alguns casos, o efeito das substâncias é potencializado pela interação com outros compostos. Assim, aqueles que misturam vegetais de várias cores têm mais chance de tirar proveito de seus nutrientes.

Os alimentos da cor branca (palmito, couve-flor etc), por exemplo, devem ser consumidos junto com elementos protéicos, como as carnes, pois são ricos em vitamina B6, substância que ajuda o organismo a usar melhor a proteína. Já os alimentos de cor verde, ricos em ferro, fazem uma boa combinação com os de cor laranja. Isso porque a vitamina C desses alimentos aumenta a absorção do ferro.

O "Programa 5 ao Dia", gerenciado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Orientação Alimentar - IBRA, a partir de orientações da OMS. A iniciativa consiste no estímulo ao consumo diário de no mínimo 5 vegetais de 5 cores diferentes.

O ideal é não apenas variar as cores, mas também variar os alimentos escolhidos para representar cada cor. Embora existam propriedades nutricionais comuns aos alimentos de cada cor, cada um tem nutrientes específicos. É importante ter ao menos três cores em cada refeição.

Semana que vem vou colocar aqui uma cor de alimento por dia e também no final da semana vou dar dicas de cardapio utilizando as cores, o mesmo utilizado no "Programa 5 ao dia". Não percam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário