ALERGIA: CONHEÇA OS PERIGOS ALOJADOS NO QUARTO DE SEU FILHO

Com certeza você pensou em todos os detalhes na hora de planejar e decorar o quarto do seu filho. O tema, as cores, os móveis. Porém, basta seu “pequeno” entrar no quarto para começar a espirrar, tossir e para que o narizinho comece a escorrer. De acordo com a pediatra da FACIS (Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo), Dra. Renata Castro, o quarto da criança “esconde” vilões conhecidos como alérgenos, ou seja, substâncias que podem desencadear reações alérgicas em pessoas suscetíveis. A poeira doméstica, ou simplesmente pó, é composta por vários componentes potencialmente alérgenos como lascas de pele morta, fios de cabelo, fibras de carpete ou tapetes, fibras de estofados, terra, pólen, pedaços de insetos, pelos de animais, fungos, chumbo e até arsênio, além do famoso ácaro, chamado cientificamente de dermatophagoides farinae, o ácaro doméstico. Abaixo a pediatra faz uma lista de dicas de como evitar os principais vilões e indica alternativas para combater o problema. Vale conferir.

Paredes

Opte sempre por revestimentos lisos e evite adesivos em alto relevo. Fique atento a manchas de umidade e mofo, pois a presença deles pode desencadear alergias. Em caso de reformas, procure sempre tintas anti-mofo e anti-bactérias, com cheiro reduzido. É sempre indicado que a criança não esteja no ambiente no período de reformas, principalmente se houver quebra de paredes e pintura. No caso de prateleiras nas paredes, opte por materiais lisos, de fácil limpeza, e evite o acúmulo de objetos.


Colchas, cortinas, tapetes, lençóis, almofadas e travesseiros

Eles são lindos e compõem a decoração, mas acumulam poeira e dificultam a higiene do quarto. O ideal é optar por produtos com menos babados e escolher os tecidos sintéticos. Se a criança tiver alergia o ideal é lavar toda a roupa de cama duas vezes por semana. Caso a criança não apresente crises alérgicas lave uma vez por semana. Cuidado com os amaciantes e perfumes para roupas, opte por produtos com perfumes suaves, ou no caso de asma grave não controlada, o mais indicado é não utilizá-los. Prefira utilizar água quente para melhor esterilização dos tecidos. Encapar colchões e travesseiros também pode ser uma boa alternativa. Para crianças com diagnóstico de asma ou bronquite, o uso de cortinas no quarto não está indicado. O uso de persianas de alumínio é uma boa dica para substituir as cortinas.

Pisos

Escolha piso “frio”, de cerâmica, laminados, mas não escolha carpete ou forração. Eles acumulam poeira e funcionam como a “casa dos sonhos” dos alérgenos, sendo mais difícil eliminar os ácaros e visualizar a sujeira. Sempre use o aspirador de pó e evite vassouras - elas levantam a poeira. Use um pano limpo úmido para finalizar a limpeza e evite produtos de limpeza com cheiro forte.


Objetos

Os bichinhos de pelúcia estão contra indicados no caso de asma grave não controlada, porque acumulam muito pó e sujam com facilidade. Opte por bonecos e brinquedos de madeira ou plástico, ou de material antialérgico. Os brinquedos não devem ficar expostos, pois fatalmente acumularão poeira. O ideal é guardá-los assim que a brincadeira terminar. Lavá-los ou limpá-los com pano úmido (no caso de plástico) com frequência é essencial.


Higiene do quarto

A poeira deve ser retirada diariamente. Esqueça os espanadores de pó e cuidado com o aspirador. O saco que armazena toda a sujeira deve estar limpo! Use pano úmido e evite produtos de limpeza com cheiro forte. Esqueça também os inseticidas e os “cheirinhos”. Mantenha as janelas abertas e utilize os umidificadores de ar moderadamente, pois o uso excessivo de umidificador pode causar mofo e umidade nas paredes. O ideal é deixar o umidificador ligado apenas 2 horas por noite, nos períodos de tempo seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário