No calor do verão, os cuidados com a higiene e a conservação dos alimentos devem ser redobrados. As altas temperaturas favorecem o desenvolvimento de micróbios que podem causar danos a nossa saúde. Para quem está na praia os riscos são ainda maiores, já que as condições de conservação dos alimentos não são as ideias e nem todos os vendedores ambulantes possuem autorização para comercializar seus produtos.
— Ao escolher o que você irá consumir, além de prestar atenção no valor nutricional, é muito importane observar os cuidados de higiene do local. Alimentos mal condicionados e manipulados sem condições de higiene podem causar intoxicações alimentares com sintomas leves ou graves como diarreia, vômito, mal estar, dor de estômago e febre.
Ou seja, todo cuidado é pouco para não correr o risco de ficar doente e perder as férias ou a temporada na praia. Veja algumas dicas para manter princípios básicos de higiene, tanto no preparo caseiro como na alimentação fora de casa:
— Lave as mãos sempre que for preparar ou consumir alimentos, principalmente após manipular dinheiro e/ou usar o banheiro
— Compre alimentos somente de vendedores ambulantes, quiosques ou restaurantes autorizados pela vigilância sanitária
— Observe a higiene pessoal do vendedor: cabelos presos, unhas aparadas, roupas limpas, uso de luvas e tocas
— Alimentos que levam ovo, maionese e carne, como os sanduíches, são mais perigosos por serem muito perecíveis. É preciso cuidado redobrado também para frutos do mar como camarão, peixes e ostras, para os laticínios como o famoso queijo coalho, e para alimentos que levam creme, como os doces. Após o preparo, esses alimentos devem ser mantidos refrigerados (em temperaturas entre 0 e 4°C) ou ser mantidos aquecidos (em temperatura acima de 60°C) para diminuir o risco da contaminação. Assim, se estes alimentos ficarem expostos a temperatura ambiente por mais de 30 minutos, podem oferecer riscos a sua saúde
— Assegure-se de que o alimento servido quente, como espetinhos de carne e pasteis, estejam bem cozidos ou assados
— Lave as latinhas de bebidas antes de abri-las
— Beba água e/ou gelo apenas de procedência conhecida
COMIDA X CRIANÇA X CALORA alimentação no calor é simples, não devendo se diferenciar muito dos hábitos da criança. Deve-se consumir muito líquido e frutas, de preferência trazidos de casa, para evitar intoxicação alimentar e evitar comidas pesadas e frituras. A ingestão diária de líquidos é muito importante, pelo menos 2 litros de água natural, sucos, chás ou água de coco.
Inclua saladas bem coloridas na dieta. Frutas e legumes ricos em caroteno e em vitaminas, que deixam a pele mais protegida contra os raios solares são bastante indicados nessa época. Entre eles estão:
- as folhas verdes escuras (ricas em vitaminas, importante para a aparência da pele) e os legumes como: espinafre, couve, folhas de mostarda, brócolis, pimentão, tomate, nabo, cenoura, abóbora e abobrinha.
- frutas: laranja, ameixa, ameixa seca, nectarina, cereja, pêssego, melão, manga e mamão.
Crianças e alimentação e na praia
Quando se viaja com crianças adotar certas medidas é fundamental para que o passeio não se torne um pesadelo. Alguns cuidados começam antes mesmo de pisar na areia. A criança precisa alimentar bem. Nada de estômago vazio antes de ir à praia ou à piscina. No cardápio matinal, priorize alimentos leves e saudáveis, como frutas. Outra providência é aplicar protetor solar com as orientações acima, para serem mais eficientes, devem ser aplicados 30 minutos antes da exposição ao sol. Com uma camada espessa, reaplique a cada duas horas, após entrada na água ou transpiração excessiva. Mesmo empolgadas com o passeio, crianças precisam descansar entre um período e outro durante a exposição solar. Elas precisam repor as energias, por isso o momento de alimentá-las adequadamente em casa e de mantê-las longe do sol em horários indevidos. Leve com você um mix de verduras cozidas e cortadas em palitinhos sem sal, a criança pode segurar e comer sem se sujar e tranquilamente. Cenoura, pepino, nabo são os preferidos.
A recomendação é investir nas opções saudáveis: água, sucos e água de coco naturais, gelatina, picolés de frutas e as próprias frutas, como melancia, melão, laranja e abacaxi, que possuem grande quantidade de água em sua composição. Se optar pelas frutas in natura, uma dica é cortá-las e colocá-las em recipientes de plástico com tampa, dentro de uma bolsa térmica com gelo, para levar à praia, o que manterá o alimento fresco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário