Dia da Gestante


Hoje , dia 15 de agosto é comemorado o Dia da Gestante, data mais do que especial, uma vez que o período da gravidez é muito importante para as mulheres, sejam elas marinheiras de primeira viagem ou não. 


A começar por uma alimentação saudável que garante às mamães uma gestação livre de anemiashemorragias diabetes gestacional. É importante que as mulheres acrescentem cerca de 300 calorias a sua dieta diária para nutrir o feto em desenvolvimento, preferencialmente distribuídas em cinco refeições preparadas com ingredientes que são fontes de proteínas, ferro, cálcio e ácido fólico, preferencialmente com um baixo teor de gordura.

Quanto ao peso ideal, podem esquecer aquela frase de "me alimento por dois", o certo é variar entre nove e doze quilos em todo o período gestacional. Esse aumento de peso pode ser de 1,5 a 2 quilos por mês após a 16ª semana. Sendo assim, é importante que haja restrição ao consumo de alimentos calóricos, como refrigerantes, balas e doces industrializados, garantindo que as grávidas estão liberadas para os exercícios físicos de baixo impacto como caminhadas, alongamentos e hidroginástica. 

A prática da atividade física certa irá beneficiar o equilíbrio emocional da gestante, pois é um momento em que ela fica em contato com o próprio corpo, sentindo como o bebê reage aos seus movimentos.  Os cuidados com a beleza também fazem parte da rotina de uma grávida. Para evitarem as temidas estrias nada melhor do que fazer uso de hidratantesemolientes e recomenda-se evitar as tinturas nos cabelos, em razão da química. 

Por falar em cabelos, eles costumam ficar mais bonitos e a razão é biológica: Devido ao aumento da taxa de hormônios femininos (estrogênio e progesterona) no corpo da gestante, que pode chegar a até dez vezes mais do que o normal fora da gravidez, o cabelo da mulher cresce em um ritmo diferente, ganha mais brilho e força. Em relação à queda de cabelo, ocorre geralmente após o parto, pois com o nascimento do bebê a mulher tem uma diminuição brusca dos níveis hormonais.

Na hora do sono a melhor posição é deitar do lado esquerdo, que facilita o fluxo sanguíneo e previne o inchaço e na hora "H" não há restrições, desde que a mulher esteja completamente confortável. Nos casos em que há suspeita de parto prematuro,placenta baixa ou sangramento é mais comum interromper a prática de relações. 

A libido costuma aumentar, mais uma vez em razão dos hormônios. Nos primeiros meses não há necessidade de mudanças nas relações sexuais, mas é importante que o casal se sinta confortável em manter a mesma intimidade e praticar as posições que desejam. No entanto, após o sexto mês é comum que haja alguns cuidados especiais. Neste caso, as posições mais indicadas acabam sendo quando a mulher fica de lado para o parceiro ou por cima. Porém, se houver algum incômodo ou dor, é importante que a gestante comunique seu parceiro e seu médico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário