Brincar, nada mais que brincar, é a maneira de os seres humanos adquirirem conhecimento quando são pequenos.
Isso não quer dizer que você precise gastar um dinheirão com brinquedos complicados ou se restringir apenas àqueles chamados "educativos".
Veja a seguir seis brincadeiras divertidas e naturalmente educativas.
Bloquinhos
Blocos de montar talvez sejam os brinquedos mais antigos que existem. Com eles, a criança faz experiências, quando formula uma hipótese ("Será que a torre aguenta mais um bloco?"), testa-a ("Desmorona!") e formula outra ("Bloco grande em cima de pequeno cai").
É a base dos experimentos científicos! A linguagem e conceitos de direção também são favorecidos: "embaixo, em cima, dentro, fora etc."
Dica: Misture blocos de cor, peso e formato diferente.
Areia e água
Até crianças bem pequenas são capazes de passar horas brincando com areia e água, e ao mesmo tempo aprendendo sobre volume e textura, líquidos e sólidos.
Também aperfeiçoam a persistência, já que a água desaparece dentro da areia e o monte desmorona.
Dica: Apesar da meleca, procure liberar o uso da água. O aprendizado e a brincadeira ficam imensamente melhores.
Seu mestre mandou
Só que o mestre é a criança. Faça o que ela mandar, sem dirigir, mesmo que a ordem seja fazer careta, e que seja repetida 50 vezes. Experimente brincar disso ao ar livre.
Pesquisas mostram que as crianças aprendem mais palavras quando dão ordens que quando as seguem. Ao mesmo tempo em que comanda, seu filho aprende sobre a natureza.
Dica: Enquanto obedece, faça algumas perguntas: "Esta terra é dura, por que será?".
Fantasia
Ao se fantasiar a criança desenvolve a imaginação, a criatividade e até o auto-controle, já que ela tem de deixar de agir como ela mesma para agir como o personagem em que se transformou agiria.
Dica: Empreste roupas e acessórios seus (lenços, colares etc.) e deixe a criança inventar sua própria fantasia, sempre tomando cuidado com a segurança.
Cozinhando de mentirinha
Dê ao seu filho um recipiente vazio e uma colher de pau e deixe-o "cozinhar". A atividade de mentirinha é abstrata, assim como mais tarde será a leitura.
Dica: Se a criança quiser comidinha "de verdade", não dê objetos pequenos como arroz e feijão crus. Prefira pedaços de folha (como de salada) e um pouco de água misturada com farinha. Massinha também funciona bem.
Esconde-esconde
Brincar de se esconder é o jeito mais divertido de trabalhar noções espaciais e de navegação. A criança tem de visualizar o espaço, criar uma hipótese sobre possíveis esconderijos e criar um mapa mental para explorar o lugar.
Dica: Se seu filho ainda não entende a ideia de se esconder, tente esconder um objeto, mesmo com ele olhando onde você o colocou.
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