6 alimentos que ajudam a produzir leite materno

Um dos maiores temores das futuras mamães de primeira viagem, sem sombra de dúvidas, é sofrerem com dificuldades na produção de leite materno. Se você está grávida, provavelmente já ouviu falar de sugestões para aumentar a produção desse alimento tão importante para o seu filho, como comer canjica ou tomar cerveja preta. Aqui, vamos te dar 6 alimentos que ajudam a produzir leite materno e, assim, você pode ficar mais confiante e preparada.
Apesar de muitas dessas sugestões não trazerem resultados satisfatórios para a grande maioria das mães, é possível afirmar que alguns alimentos são sim capazes de ajudar a aumentar a produção láctea na mulher.
Confira, nesse artigo, uma lista de 6 alimentos que podem ser adicionados na sua rotina, para fazer a sua produção de leite ficar mais eficiente!

Semente de erva doce

A semente de erva doce, muito utilizada para fazer chás e até mesmo para temperar saladas ou adicionar em molhos, é um ótimo alimento para quem está precisando dar aquele gás na produção do leite materno. Alguns especialistas em nutrição e saúde da mulher acreditam que essa semente apresenta compostos que estimulam a produção glandular mamária, aumentando o volume de leite oferecido pela mãe.
Além dessa grande vantagem, a erva doce também pode ajudar a prevenir algumas cólicas no bebê, visto que suas características são absorvidas por eles também no leite.

Manjericão

Quem não adora um manjericão em uma receita tipicamente italiana, não é mesmo? Esse ingrediente saboroso também é uma ótima ajuda para as mamães que precisam aumentar a produção de leite. Por ser rico em vitamina K, esse nutriente atua diretamente na capacidade das glândulas mamárias de produzirem o leite materno.
Além disso, o manjericão tem um efeito calmante importante para a mulher, uma vez que, relaxada, consegue produzir ainda mais leite.

Semente de endro

Outra semente poderosa e que pode ajudar na produção de leite materno é a semente de endro ‒ não tão popular na nossa alimentação. Pode ser usada para fazer chás, para compor granolas e até mesmo para temperar alguns alimentos.
Essa semente é uma excelente fonte de ferro e cálcio, nutrientes indispensáveis para a produção de um leite materno nutritivo.

Aveia

Comer carboidratos integrais também é essencial para quem quer ter uma produção de leite satisfatória. A aveia é uma boa opção para quem precisa aumentar a ingestão de calorias, fibras alimentares, ferro e cálcio, deixando o leite materno mais nutritivo e reforçado para saciar o bebê.
Além da aveia, existem outros grãos e sementes que são indispensáveis durante a gravidez!

Salmão

Quem gosta de salmão pode aproveitar alguns benefícios desse peixe tão nutritivo para a produção de leite. O ômega 3 encontrado na carne desse peixe é um dos responsáveis por melhorar a produção do leite materno e influenciar diretamente na formação cerebral do bebê, após consumido por ele na amamentação.

Água

Pare para pensar qual é a principal composição do leite produzido por você. Água, certo? Exatamente por esse motivo é tão importante que você beba muita água para não comprometer a produção de leite materno. Recomenda-se que a mãe tome cerca de três a quatro litros de água por dia (para se manter hidratada e produzir o leite), mesclado também com sucos e sopas, que também aumentam a ingestão hídrica diária.
Mesmo consumindo todos os alimentos apresentados acima, o maior segredo para garantir uma boa produção de leite materno para seu filho é manter uma alimentação equilibrada e variada. Mulheres bem nutridas raramente apresentam problemas na produção do leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário