Estudo Boas Vindas Bebê II aponta altas taxas de amamentação e melhor qualidade da alimentação de filhos de mães que recebem acompanhamento médico frequente

Informação é um elemento fundamental para garantir uma melhor alimentação e promoção da saúde a longo prazo das crianças, foi o que apontou a segunda fase do estudo Boas Vindas Bebê, liderado pela pediatra Ana Escobar. Desde de setembro de 2014 a médica, com o apoio da Danone Early Life Nutrition, reúne mães em um grupo em uma rede social para entender suas principais dúvidas e fornecer orientação médica sobre os primeiros 1000 dias de vida. 

O Boas Vindas Bebê 2 (BVB2) contou com a participação de mais de 300 mulheres (ou coorte) de todas as classes sociais e de diversas localidades do Brasil. Em um grupo fechado da rede social, mães de crianças entre 0 a 12 meses tiveram acesso a publicações com informações sobre amamentação e introdução alimentar para crianças a partir dos seis meses de idade. Elas também puderam interagir para tirar dúvidas e contar sobre as dificuldades do dia a dia.

Os resultados da pesquisa foram expressivos: 44,5% dos bebês até seis meses, seguidos no BVB 2, receberam exclusivamente o leite materno, contra 9,3% das crianças brasileiras da mesma idade. Outro resultado positivo foi a introdução alimentar complementar que, entre as crianças participantes, foi próxima ao que a Organização Mundial da Saúde – OMS preconiza. O ponto crucial do estudo é o acesso à informação. “A rede social, neste caso, foi um excelente canal para a disseminação de conteúdo médico. As mães, bem informadas, se conscientizam sobre a importância do aleitamento materno e do impacto da alimentação na saúde geral de seus filhos a longo prazo, embora cada paciente tenha um perfil diferente, que precisa ser avaliado individualmente”, afirma a Dra. Ana Escobar.

A execução de um estudo científico por meio da rede social é um experimento inédito. “É a primeira vez que bebês são acompanhados desde o primeiro trimestre de gestação por meio de uma coorte virtual. Essa foi a solução que chegamos após termos dificuldades com estudos aplicados de modo convencional. As mães se sentem constrangidas ao serem entrevistadas diretamente, muitas vezes mudam de endereço e o estudo não é concluído porque não as encontramos mais”, afirma a Dra. Ana. 

Desde o seu início, o estudo teve como objetivo levar informação sobre os cuidados durante os primeiros 1000 dias de vida (270 dias de gestação + 365 do 1º ano + 365 do 2º ano). Pesquisas* apontam que este período é essencial para o desenvolvimento e formação física e cognitiva do ser humano. Em sua primeira fase as mães receberam informações sobre relevância do acompanhamento pré-natal, 89% das mães participantes realizaram sete ou mais consultas, contra 57.1% da média nacional. 

“A Danone Early Life Nutrition apoia o estudo BVB, com o objetivo de aprofundar e atualizar seu conhecimento local sobre hábitos alimentares durante a infância. O compromisso da companhia é de contribuir para melhorar a realidade nutricional das crianças brasileiras, para que na construção de uma sociedade mais saudável ao longo de toda a vida”, afirma Arthur Lorenzetti, diretor da área de Healthcare Nutrition Science da empresa. Essa é mais uma das ações da empresa nesse sentido, em parceria com ONGS focadas na primeira infância, a Danone Early Life Nutrition mantém o site www.primeiros1000dias.com.br, que apresenta conteúdo científico sobre os principais cuidados no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário