Mustela® esclarece sobre cuidados com a dermatite atópica

A pele frágil e imatura dos bebês sofre com as agressões diárias, mas também com problemas dermatológicos comuns entre os pequenos. A dermatite atópica é um deles, que surge a partir dos três meses de vida e se manifesta por meio de uma secura extrema da pele, vermelhidão, coceiras e desconforto cutâneo.

Com a umidade baixa nesta época do ano, esse ressecamento se intensifica. Isso porque a pele com tendência atópica é deficiente em lipídios que normalmente asseguram a propriedade de vedação da barreira cutânea. Desta forma, a pele fica fragilizada e vulnerável a agentes externos. “A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica, de origem genética e influenciada por fatores ambientais e psicossomáticos. É altamente prevalente na infância, porém, pode também acometer indivíduos adultos”, explica a dermatologista Juliana Nakano.

Como identificar a dermatite atópica?

As mães conseguem identificar a dermatite atópica nos pequenos quando a pele fica muito seca, rugosa e até com escamas. Crostas avermelhadas surgem em períodos de crise, especialmente na bochecha, preguinhas do pescoço, cotovelos e joelhos além das extremidades como mãos, pulsos e tornozelos.  Muitas vezes, estes sintomas físicos são acompanhados de sensações de coceira e irritação que acabam prejudicando o sono e até o bem-estar do bebê. Mesmo com todos esses indícios presentes, a recomendação é procurar um médico para um diagnóstico mais preciso.

Causas da dermatite atópica

A dermatite atópica não é uma doença transmissível e suas principais causas continuam desconhecidas. Mas especialistas acreditam que este tipo de problema seja uma combinação de pele extremamente seca com mau funcionamento do sistema imunológico.

“Estudos atuais apontam que a exposição precoce a maior número de antígenos, como algumas bactérias, convívio com cachorros ou viver no meio rural poderiam modular a resposta imunológica na dermatite atópica, levando a uma diminuição do risco de desenvolver a doença em indivíduos predispostos”, ressalta a dermatologista.  

Cuidados para prevenir e tratar

Para os bebês e crianças que apresentam sinais de dermatite atópica é importante contar com ajuda de um médico para avaliar a necessidade do tratamento com medicamentos. Para a prevenção dos sintomas desde o nascimento, é necessária a utilização de dermocosméticos específicos, com propriedades emolientes que acalmam e hidratam profundamente a pele.

A nova geração de produtos Stelatopia® da Mustela é capaz de aliviar os sintomas da dermatite atópica desde as primeiras aplicações, diminuindo a sensação de coceira e irritação em até 95%. E assim como todo o portfólio da Mustela, estes produtos oferecem segurança para os pequenos, já que possuem formulações hipoalergênicas de alta tolerabilidade e livres de álcool, parabenos e outros ingredientes questionáveis.

Benefícios da linha STELATOPIA® da Mustela

Com textura leve e nutritiva, os itens da linha STELATOPIA® trazem ingredientes naturais como Óleo Destilado de Girassol, que fornece lipídios essenciais para manter a barreira de hidratação da pele, Cera de Carnaúba, que integra o bálsamo e deixa uma camada protetora sobre a pele, além do exclusivo Perseose de Abacate, que preserva a riqueza celular, hidratando e protegendo diariamente a barreira cutânea danificada na pele atópica.

Todos os produtos são destinados aos cuidados com alterações cutâneas e com ação tanto nas causas, quanto nos sintomas característicos. São três itens testados sob controle de dermatologistas e pediatras que combatem o ressecamento excessivo, oferecendo hidratação e alívio para a pele atópica: STELATOPIA® Creme Lavante, que lava com suavidade e acalma a pele seca e atópica, STELATOPIA® Bálsamo Emoliente que hidrata profundamente e alivia a coceira e STELATOPIA® Creme Emoliente, também um hidratante de textura fluida que proporciona suavidade à pele extremamente seca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário