O Mathema – instituição que pesquisa e desenvolve soluções educacionais inovadoras para a Educação Infantil e para o ensino e a aprendizagem de Matemática – lança a reedição do Projeto Ciranda, material didático voltado para crianças de três a cinco anos. Baseado em vivências e experimentações que proporcionam a essa faixa etária um melhor desenvolvimento humano por meio de brincadeiras e interações, o novo Ciranda se fundamenta nos Campos de Experiências e está totalmente alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O material está organizado por unidades que valorizam a criança como ser potente, que interage, imagina, deseja, observa e constrói. Dessa forma, permite ao professor desenvolver narrativas e assegura às crianças o direito de se expressar nas diferentes linguagens, levantar e testar hipóteses e participar ativamente das propostas.
“Abraçamos o desafio de adaptar nosso material e desenvolvemos um projeto ainda mais completo e inovador, entendendo que a educação não se dá apenas por transmissão de informações, mas pela produção de sentidos e significados por parte de quem aprende”, afirma Maria Ignez Diniz, diretora do Mathema.
Entre seus diferenciais, o Ciranda oferece além de um material inovador e funcional, formação continuada para professores – aliando teoria e prática por meio de vivências – e para gestores – com foco no planejamento, na avaliação e na gestão pedagógica. Tudo isso respeitando a identidade da escola e o processo de aprendizagem da criança.
Mais informações:
Fotos/imagens: https://bit.ly/308DtVx
Sobre o Ciranda
O Ciranda foi pensado para que a escola seja o espaço das aprendizagens, mas também o lugar para a fantasia e o desenvolvimento integral da criança. São premissas educacionais do Projeto:
- Respeito aos direitos e à dignidade das crianças, consideradas em suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais e étnicas;
- Interações por meio da participação e inserção da criança nas mais diversas práticas sociais, desde os cuidados pessoais, a percepção e a relação com o outro até as práticas da leitura, da experimentação e da criação;
- Brincar, como espaço privilegiado para o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, à comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética.
Sobre o Mathema
Com mais de 22 anos de história, o Grupo Mathema pesquisa e desenvolve métodos pedagógicos inovadores para a Educação Infantil e para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem de Matemática. Em todos esses anos, a instituição formou mais de 40 mil educadores e impactou diretamente cerca de 1,2 milhão de alunos no Brasil.
O Mathema acredita que a capacidade de resolver problemas e pensar criticamente são marcas essenciais da aprendizagem. Por isso, dialoga constantemente com professores, órgãos públicos, escolas e ONGs para atividades que desenvolvam essas competências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário