Show de lançamento do álbum Patuscada
Baguncinhas Musicais no Instituto Brincante estimula o imaginário e dá noções de civilidade para crianças de 4 a 9 anos. Diversão para toda a família com entrada franca
O universo infantil é lúdico e sem fronteiras. E foi justamente isso que inspirou a dupla Letícia Scarpa e Edu Maranhão na criação do projeto musical autoral Patuscada, destinado a esse público. No próximo dia 1º. de setembro começa a temporada de lançamento do CD.
Dialogar com as crianças, estimulando o imaginário e, ao mesmo tempo, propor experiências que ajudarão em sua trajetória de vida é o objetivo deste trabalho. A partir de vivências do dia-a-dia que possibilitam o desenvolvimento educativo e de formação das crianças, fornecendo noções de civilidade, respeito ao próximo, convivência, higiene pessoal, cuidados com o meio ambiente e o despertar para a língua portuguesa são alguns dos pontos presentes em Patuscada. Assim, os compositores criaram arranjos divertidos, em uma concepção que passeia por diferentes ritmos nacionais e internacionais, trazendo uma nuance alegre para o trabalho. Este é o conceito da Patuscada de Letícia Scarpa e Edu Maranhão.
O show Patuscada baguncinhas musicais convida o público para um incrível passeio pela floresta com a canção "A Onça Pintada e o Tigre de Bengala", com temática ecológica. O tecnobrega em "Que Bicho" tem seu descanso na sutileza do acalanto "A Estrela Caiu"´, inspirado em um poema criado a partir do corpo celeste visto pela atriz e compositora Letícia Scarpa. A agitação do ska "Meia-Noite" encontra respiro no reggae "O Jacaré de Um Dente Só", que nasceu da história de uma amiga e seu abajur. As canções de inspiração circense "Patuscada" e o "O Gigante" encontram o rock anos 70 de "Vovô Não Tinha Vírgula", referência direta ao avô e aos familiares da dupla Letícia e Edu (que são primos), assumidamente tagarelas.
As 11 canções que compõem o álbum Patuscada – baguncinhas musicaisapresentam abordagens e temas ligados à musicalização, à consciência e expressão corporais, à coordenação óculo-motora, às noções de higiene pessoal, de ciências, do uso da linguagem, da pantomima, à exploração espacial e do mundo, entre outros.
A festa fica completa com o folk "O Rabo do Olho", na qual eles exploram a forma como as crianças recebem expressões populares, como essa; o reggae “Tempo Gira” e o rock anos 60 de "Lá no Pé" servem pra agitar a petizada – a música surgiu a partir do comentário de uma criança, que achava que as frutas ‘nasciam’ na gôndola do supermercado ou na banca da feira.
Os arranjos “patuscados” – como são e como nasceram
Letícia e Edu são próximos não apenas pela afinidade familiar (já que são primos), mas pela música. Em determinado momento em suas trajetórias musicais, notaram que muito do que vivenciavam dentro e fora da relação familiar fazia todo o sentido para o que desejavam criar e falar para as crianças.
Consultoria pedagógica nas composições do Patuscada – baguncinhas musicais
As composições da dupla Scarpa e Maranhão contam com a consultoria pedagógica de Maria Edmir Andolpho de Albuquerque Maranhão, professora, pedagoga e psicopedagoga, que atuou por muitos anos como coordenadora pedagógica e coordenadora do magistério no Colégio XII de Outubro, foi professora de didática e metodologia no Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria, ambos em São Paulo. Maria Edmir também foi Secretária da educação em Piracaia e é autora do livro Educar, destinado a diretores, professores, coordenadores pedagógicos e pais, trazendo esclarecimentos relativos às faixas etárias, seus limites e abordagens para a educação, bem como propostas didáticas e metodológicas.
Cenário
O cenário do show foi criado por Letícia Scarpa e Naiana Ribeiro, que responde também pela criação da marca Patuscada e contribuiu na ideia do clipe da canção Patuscada.
Por ser um show de lançamento do CD, o cenário traz a marca Patuscada estampada ao fundo do palco, em projeções, o que oferece um colorido especial ao espetáculo.
Durante a execução de algumas canções, os clipes das músicas serão projetados no telão de fundo, sem som.
Figurinos criados e desenvolvidos com a participação do público a cada espetáculo
O figurino do show também criado por Letícia Scarpa e Naiana Ribeiro traz camiseta branca com sobreposição de capas coloridas com as cores do logo, versáteis, que podem ser vestidas e amarradas de várias formas, durante o show (capa, saia, cachecol etc) - criando um efeito colorido e alegre no palco.
A cada sessão, antes do espetáculo começar, o público será convidado a “pincelar” as camisetas que serão utilizadas por todos da Patuscada, no palco,na apresentação da semana seguinte. Elas estarão disponíveis no hall do teatro. E, no final de cada espetáculo, a farra com as camisetas poderá continuar. A ideia é cada vez mais estimular a criatividade e a liberdade no dia- a-dia do universo infantil, especialmente para os que vivem e crescem nas grandes metrópoles.
Mas...quem inventou esta Patuscada??
Edu Maranhão e Letícia Scarpa são parceiros musicais há mais de 8 anos. O primeiro CD de MPB de Letícia Scarpa produzido pela dupla, intitulado “Lê”, já apontava para o público infantil em algumas canções.
Os dois compuseram e produziram o álbum Patuscada - baguncinhas musicais, lançado digitalmente em março de 2017 e como álbum físico em dezembro de 2017, após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo.
Em janeiro de 2018, lançaram o clipe da canção Patuscada, dirigido por Rosemeire Saçashima, que foi selecionado para a 17aMostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em junho do mesmo ano. Em julho, foi lançado o clipe de animação da canção A Estrela Caiu feito por Malu Dias Marques, com a técnica de lightpainting. As canções também estão sendo transformadas em livros com ilustrações de vários artistas. Um deles, O GIGANTE, está pronto, com ilustrado pela artista plástica Ana Luiza de Paula, em fase de negociação com editoras.
Em dezembro do ano passado, o Patuscada - baguncinhas musicais foi contemplado pelo Edital N. 26/2018/SMC/CFOC – Música – 3a Ed. da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, para realizar 5 shows de lançamento do álbum no Instituto Brincante, em São Paulo, em setembro de 2019.
Curtíssima temporada: apenas 5 shows nos dias 01, 08, 15, 22 e 28 de setembro
Horários:
01, 08, 15, 22 (domingos) às 16 horas. A partir das 15h o espaço já estará aberto e a criançada já poderá ‘pincelar’ as camisetas que serão utilizadas pelos músicos e intérpretes na sessão seguinte.
Dia 28, sábado, às 17h30. A partir das 16h30 o espaço já estará aberto e a criançada já poderá ‘pincelar’ as camisetas que serão utilizadas pelos músicos e intérpretes na sessão seguinte.
Duração do show: 60 minutos
Local: Instituto Brincante – Rua Purpurina, 412 – Vila Madalena - São Paulo – SP - Telefone: (11) 3816-0575
Entrada franca.
Lotação: 80 lugares
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário