MASSINHA DE MODELAR: PRAZER E CONHECIMENTO



Por muito tempo algumas práticas pedagógicas nos chamaram atenção, entre elas o

uso da massinha de modelar. Observando alguns professores de educação infantil,

percebemos que muitos deles mantém suas prateleiras completas de massa de modelar e no

final das aulas entregava-as para “passar tempo”, cumpri horários, tendo em vista que

acreditam não haver mais atividade a ser realizada, dentro do que havia sido planejado.

Desta forma no fim do expediente a massinha era utilizada apenas para que os alunos

ficassem quietos, em silencio, a espera de algum de seus familiares viesse buscá-los. Vale ressaltar que, as crianças chagaram muitas vezes a pedir a massinha para levar para casa,

aquela massa já sem cor, dura e que havia sido seu divertimento durante a passagem na

escola. Tendo em vista que passaram uma boa parte do tempo na escola brincando,

modelando, manipulando, aprendendo sem nenhuma mediação, sem nenhum planejamento.

Por isso, se faz necessário refletirmos sobre essas práticas educativas executadas sem

planejamentos na educação infantil. E diante dessa realidade observamos a necessidade de

realizar um trabalho para que os professores pudessem fazer melhor uso da massinha de

modelar em sala.

Desta forma, propusemos fazer algumas atividades com as crianças e professores da

educação infantil, utilizando a massa de modelar. De inicio foram realizados a confecção da

massa de modelar caseira, na qual as crianças construíram e manipularam seu próprio material

didático, houve então, manifestações de alegria e interesse sobre o mesmo, e as professoras

passaram a ter um olhar diferenciado para aquele material que era utilizado de maneira

aleatória.

Em seguida realizamos o “Campeonato dos Animais”, em que as crianças com a

massinha de modelar construíram seus animais e concorreram ao animal mais elaborado e a

cada encontro houve a sequência de um trabalho prazeroso com a massinha de modelar,

mostrando que o mesmo propicia conhecimentos diversos.

Sendo o nosso objetivo neste artigo pensar o lúdico, o prazer nas salas da educação

infantil, a partir da realidade encontrada, em uma experiência interdisciplinar com a massinha

de modelar, torna-se importante refletir de que forma as práticas pedagógicas tratam sobre

essas questões em sala de aula.
Em nossa pesquisa observamos que a massa de modelar como brincadeira pode ser um
recurso favorável à criança no que se refere ao desenvolvimento da linguagem. Sabemos que
o brinquedo estimula a inteligência, porque faz com que a criança use sua imaginação e
desenvolva a sua criatividade; ao mesmo tempo, pode propiciar o exercício da concentração,
da atenção e engajamento.
Assim, foi possível perceber que, os jogos oferecem excelentes oportunidades para
nutrir a linguagem da criança. O contato com diferentes objetos e situações estimula a
linguagem interna e o aumento do vocabulário, e é através da brincadeira que a criança pode
desenvolver também o seu senso de companheirismo, aprendendo a conviver com outro.
Discutir o uso da massinha de modelar como fonte de prazer e conhecimento em sala
de aula da educação infantil, significa seguir o caminho da arte, do lúdico, do prazer e de um
trabalho interdisciplinar. Podemos observar em Silva (1992, p. 20) que, a
interdisciplinaridade, consiste de procedimentos estruturais de identificar conceitos, princípios
ou fatos que possam mediante práticas científicas, produzir uma integração entre vários
corpos de conhecimento, baseado no que é proposto e concebido como comum, do ponto de
vista estrutural.
Isso mostra que o trabalho com a massinha de modelar, na experiência que tivemos,
pode ser interdisciplinar. Pois quando em sala construímos objetos, animais, pessoas, entre
outras coisas com estando implícito o conhecimento das cores, das formas, texturas,
conteúdos prontos. O lúdico nesse sentido faz parte do processo ensino/aprendizagem, pois
teve um planejamento de como pode-se trabalhar a massa de modelar de maneira prazerosa, afim de que se possa oferecer conhecimento, alem do mais pode-se ser trabalhado a interação
com as crianças (que podem ir adquirindo conhecimentos reflexivos, críticos, ativos e
contínuos).
Enfim, fazer a arte brincando, faz com que o lúdico se torne essencial na formação dos
educandos. A massa de modelar pode possibilitar à criança o desenvolvimento físico, afetivo,
intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, que a criança pode formar conceitos,
relacionar idéias, estabelecer relações lógicas, desenvolver a expressão oral e corporal,
reforçar as habilidades sociais, reduzir a agressividade, integrar-se na sociedade e dessa
maneira ir construindo seu próprio conhecimento.
Segundo Piaget o ensino deveria ser baseado em proposição de problema que
levassem o aluno desde a pré-escola a “aprender a aprender”, pois ele acredita que as crianças
não aprendem a pensar, as crianças pensam. Quando pensam (...) desenvolvem mecanismos
mais avançados de pensamento. E, no entanto, o que realmente importante para a criança é
construir sempre seu próprio material (PIAGET, 1979, p. 79), sendo assim, as experiências
devem sempre ser feitas pelo aluno.
Assim, compreendemos que já há incentivos para uma prática diferenciada. O MEC
proporciona uma reflexão acerca do assunto, considerando o lúdico essencial na sala da
educação infantil.
Foi possível observar, através deste trabalho, que a arte com a massinha de modelar e
o lúdico são essenciais para o desenvolvimento da criatividade, da socialização, da
linguagem, da expressão corporal e oral, da capacidade de opinar, argumentar e escolher, da
coordenação motora, da expressão artística da criança.
O professor que planeja as atividades visando contribui para que a criança estabeleça
desde cedo uma relação de prazer com o uso da massa de modelar, não como mero “passa
tempo” e sim como um material capaz de proporcionar conhecimentos diversificados e
prazerosos, a criança passa a encarar e entender as situações vivenciadas por ela com uma
ótica criativa, crítica, inquieta e viva.
Arte não teve ser colocada nos planejamentos uma vez no mês, para apenas lazer,
entretenimento ou comprimento de regras, e sim entender que criar e conhecer são
indissociáveis na educação infantil, que a flexibilidade e o lúdico são condições fundamentais
para o ensino/aprendizagem, pois sabemos que por muito tempo, acreditava-se que a
dimensão cognitiva era o essencial e o propósito da escola, porém, essa ideia é necessária ser
desmistificada, pois o cognitivo e o lúdico são indissociáveis.
Diante disso, que essa reflexão sobre à arte por meio da massa de modelar, possa
propiciar aos professores da educação infantil e, sobretudo, com as que trabalham com
crianças pequenas, para que percebam a importância de se planejar as ações para a sala de
aula. Cabe a nós educadores refletirmos sobre as nossas práticas na educação de crianças
pequenas, e buscar o novo, o diferente, desta forma poderá responder, onde fica o lúdico? A
arte? O brincar? Na sala de aula.

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