Está com TPM? Entenda mais e saiba como se livrar dela

Todo mês é a mesma coisa: vontade de chorar, muita irritação, dores, inchaço, cansaço. Não é difícil imaginar que estamos falando da tensão pré-menstrual, a famosa TPM, que muda o humor e o organismo de cerca de 85% das mulheres, sendo que 2 a 10% delas têm interferência no trabalho e nas suas relações sociais e amorosas. A TPM pode começar na segunda metade do ciclo e desaparece com ela. É justamente nesse período que a pessoa ovula e sua produção de estrógeno e progesterona começa a cair. Muitos sintomas da tensão estão ligados a essa flutuação no nível dos hormônios sexuais. É preciso saber lidar – e driblar – com os sintomas que incomodam não só as mulheres, mas também quem as cerca.

A TPM está associada aos hormônios sexuais femininos, cuja concentração varia no decorrer do ciclo menstrual. Quando termina a menstruação, acontece a produção de estrógeno, que atinge seu pico por volta do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e aumentar a produção de progesterona. Esses dois hormônios chegam a praticamente zero durante a menstruação. “Como essa concentração varia a cada dia, provoca a famosa alteração de humor, que pode vir acompanhada de outros sintomas psíquicos, como depressão, irritabilidade e cansaço. Há ainda os sintomas físicos, como dor nas mamas, distensão abdominal, inchaço e dor de cabeça”, explica Dra. Ana Lúcia Beltrame, ginecologista, obstetra e especialista em Reprodução Humana.

O diagnóstico da TPM ainda é demorado, até porque faltam exames que a comprove. Como são sintomas variados, muitas mulheres passam por diversos especialistas para saberem o que têm realmente. Outras não procuram ajuda médica por acreditarem que são normais ou por acharem que o médico não dará importância à sua queixa. “O importante é saber que há um tratamento correto, que existem formas de amenizar os sintomas. Se é um sofrimento todo mês, procure um ginecologista de sua confiança para que esse incômodo diminua. Em casos mais críticos, indicamos antidepressivos, ansiolíticos e alguns anticoncepcionais”, alerta Dra. Ana Lúcia Beltrame.

Conheça cinco dicas para se livrar da TPM:
- Praticar atividade física;
- Controlar a dieta (evitar sal, cafeína e açúcar);
- Reorganizar a carga de trabalho e reduzir o stress;
- Regular o sono;
- Fazer uso de suplementos e vitaminas (cálcio, vitamina B6 e magnésio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário