EVENTO NEBACETIN E INSTITUTO BRINCANTE

         

          Eu e a Gaby fomos convidadas para um evento muito legal.... foi hoje pela manha.... a Gaby adorou ficar brincando enquanto eu, claro, buscava informações muito legais para voces! No evento, em comemoração a Semana Mundial do Brincar, Nebacetin® e o Instituto Brincante fizeram questão de enfatizar o lema "Sentir na Pele Faz Crescer" e abraçar a causa "Brincar faz bem". 

          Um encontro com os especialistas Dr. Anthony Wong, pediatra, professor e diretor do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas da FM-USP e Diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Toxicológicos e Farmacológicos,  Rosane Almeida, fundadora do Instituto Brincante e  a dermatologista Dra. Anelisa Lamberti, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology, que falaram sobre a importância do brincar para o desenvolvimento da criança.Com a mediação de Sarah Oliveira..... Confira um pouquinho do que foi abordado no evento.....

          Desde que a criança nasce, ela ja inicia o processo do BRINCAR. Como? Se ela nem enxerga direito? Pois é, o fato dela colocar a boca na mão, colocar a mão da mãe ou do pai na boca, para ela é um ato de brincar, de descobrir, de criar algo.... a partir dai, começa um processo de cada dia mais descobertas para essa criança. A partir do momento que ela se interage com objetos, vem a vez dos mobiles e chocalhos.... que fazem parte da brincadeira do bebê. O bebe não só quer pegar os bichinhos do mobile, mas ele quer se mexer, quer brincar.

          Existe tambem a fase e a descoberta do objeto de transição, que pode ser um paninho, uma boneca, uma fralda.... essa descoberta, para a criança, gera segurança para ela....A criança fica segura quando esta com o seu objeto de transição. Entao, deixe ela ter um objeto de transição, nao tire nem ache ou diga que é feio ficar por ai agarrada a um pano... isso para ela faz bem... ela se sente segura.

         A criança deve, desde sempre, aprender a brincar....tanto sozinho como com outras crianças. É importante que a criança brinque sozinha, aprenda a brincar sozinha. Brincadeiras direcionadas podem ocorrer, mas não a toda hora. O brincar sozinho ajuda na descoberta, ajuda a aprender a se "virar sozinho" quando precisa. Claro, com um adulto sempre observando, mas nao sempre dirigindo a brincadeira.

         Deixe a criança se sujar, deixe ocorrer contato com grama/areia/agua/tinta, isso ajuda a criança a descobrir tudo que existe ao redor dela.... se sujar faz bem e é muito importante para o desenvolvimento infantil. Deixe a criança ser natural.... isso ajuda no desenvlvimnto de uma vitamina muito importante para a criança, a VITAMINA S ....S de sujeira.... ela ajuda a desenvolver anti-corpos e a criar imunidade.

          Quando a criança brinca, pula, corre.... ela vai cair, mas cair ensina a levantar e a voltar a brincar..... acidentes e machucados podem ocorrer, acontece, mas tambem faz parte da infancia.... quem nunca se machucou, quem nao tem uma cicatriz de infancia, quem nao vivia com curativo no braço, joelho? Deixe a criança brincar, previnir sim, mas nao cortar a brincadeira.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário