BRINCANDO COM CRIANÇAS DE 1 A 2 ANOS


Que toda criança gosta de brincar, ninguem tem duvidas! Alias, a melhor maneira dela desenvolver suas habilidades é brincando e descobrindo seu cantinho. A criança de 1 a 2 anos esta cheia de energia e entusiasmo o dia todo. É uma energia de tirar o folego de qualquer adulto!

Nessa idade, a criança aprende pela exploração dos objetos, pela curiosidade, imitação dos adultos e usando a sua imaginação. Por isso que quanto mais estimulada, maior o desenvolvimento do cérebro e coordenação fina. Também ja sabe diferenciar as partes do seu corpo e o nome delas.

A proximidade da familia nesse momento é muito importante para a proteção e aprendizado da criança, pois ela aprende a falar com quem esta por perto (por repetição).

A criança de 1 a 2 anos gosta de:

- bater palmas quando contente
- falar pequenas frases
- dar "tchau" para as pessoas
- rabiscar e desenhar
- virar páginas de livros
- montar torres
- quer tudo para si
- quando ouve "não", chora e faz pirra
- movimentar-se pela casa

As brincadeiras que mais gosta é:

- esconde-esconde
- cantar
- dançar
- bater palmas
- rolar no chão
- imitar as pessoas
- brincar com caixas vazias
- ouvir varias vezes a mesma historinha

Abaixo algumas brincadeiras para serem feitas com crianças nesse faixa etária. Essas brincadeiras podem ser feitas com varias crianças e também somente com os pais.

TODO MUNDO NA JANELINHA
IDADE: De 9 meses a 2 anos.
TEMPO: 30 minutos.
MATERIAL: Cartolina, caneta hidrocor, cola e uma foto de cada criança.
OBJETIVO: Favorecer o reconhecimento da própria imagem e da dos colegas.
PREPARAÇÃO: Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente à quantidade de crianças. Pendure o cartaz na parede da sala antes de elas chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mandem uma foto do filho ou da filha.
Peça aos pequenos que sentem em roda e coloquem a foto no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez. Mostre a imagem e diga: “Olha a Aninha!”, “Onde você estava?”, “Na praia, não é?”, “O seu biquíni era azul?”, “Quem já foi à praia?” Chame as crianças pelo nome, pois é muito comum na Educação Infantil o uso de apelidos.
Depois dos comentários, cole as fotos nos vagões e deixe elas apreciarem. Inclua uma foto sua também. O trenzinho fica na classe até as férias. Você vai perceber que, sempre que possível, as crianças vão chamar as pessoas que se aproximam da sala para ver as fotos.

QUE SOM É ESSE?
IDADE: De 6 meses a 2 anos.
TEMPO:30 minutos.
MATERIAL: Objetos que emitam sons – chocalhos, sinos, matracas –, instrumentos musicais e brinquedos próprios para a idade.
OBJETIVO: Descobrir e produzir diferentes sons.
O bebê é estimulado a descobrir os sons que um objeto emite. Espalhe diversos brinquedos por perto da criança e estimule-a a descobrir cada som movimentando o objeto: tocando, apertando, chocando-o com outro (foto na pág. ao lado).
É importante estimular a pesquisa de possibilidades para produzir sons em vez de ensinar um único modo de tocar um instrumento, por exemplo.

NOSSO REPERTÓRIO
IDADE: De 6 meses a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
MATERIAL: Aparelho de som e fitas cassete ou CDs variados.
OBJETIVO: Estimular o contato com a música e aprender a ouvi-la.
A música deixa de ser trilha sonora ou pano de fundo de outras atividades e passa a ser o foco. Além de estimular o ouvir, mostre à criança como acompanhar o som – batendo palmas, por exemplo, ou até mesmo cantando. É importante que ela tenha contato com um repertório musical variado – de música clássica a ritmos regionais brasileiros. Se você souber, toque um instrumento musical e cante, estimulando a criança a prestar atenção aos sons.

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